O alongamento gera milhares de mitos e dúvidas entre atletas amadores e profissionais. O Venum Blog pesquisou a fundo o que dizem os especialistas e vai responder algumas dessas perguntas para vocês.
Lembrando, em vários aspectos existem divergências entre profissionais da área, mas vamos lista-las todas aqui!
Mitos e Verdades sobre o Alongamento
– Existe o mito que sempre devemos alongar antes do treino. Na verdade, o fato é que devemos fazer o tipo certo de alongamento antes do treino. Os especialistas dividem em duas formas:
Alongamento estático (forma em que você segura o alongamento com o corpo em repouso). Alongamento dinâmico (forma de alongamento com seu corpo está em movimento).
Antes do treino, você deve realizar alongamentos dinâmicos, como balançar suas pernas esticadas e circular os membros superiores.
Não é mentira que você pode ter a sensação de estar mais “alongado” após a forma estática. Mas a verdade é que esses exercícios reduzem a elasticidade dos músculos.
O alongamento dinâmico prepara seus músculos para o treino, e aumenta sua temperatura central do corpo.
– Você com certeza já ouviu falar que alongar pode evitar dores musculares.
A verdade é que todos nós não gostaríamos que esse mito fosse a mais pura verdade. Mas o fato é que o alongamento não reduz a dor muscular no dia seguinte.
– Outro mito é que pessoas flexíveis não precisam alongar. O fato é que embora você possa ter essa flexibilidade no momento atual, com a velhice, diminuirá. Não deixe de fazer uma rotina de alongamentos abrangente pelo menos de 3 a 4 vezes por semana, isso ajudará você a manter sua flexibilidade por muito tempo.
– O alongamento antes do treino evita lesões? Essa resposta não é tão simples assim.
A relação entre alongamento e lesões é complexa.
Alguns tipos de alongamento podem ser úteis para a prevenção de lesões se feito antes de algumas atividades especificas, mas isso não é padrão em todos os esportes.
Segundo um estudo de 2004 do Jornal Sports Medicine; o alongamento ajuda a prevenir lesões se feitos antes de praticar esportes como futebol, já no ciclismo ou corrida; o alongamento pode não eficiência comprovada.
A maioria das lesões ocorre devido a uma técnica inadequada ou falta de aquecimento. Você deve sempre lembrar dos três pilares, aquecimento, técnica correta dos movimentos e o alongamento.
-Agora é só colocar as dicas em prática! Bom treino!