Aleksandr Karelin foi o atleta olímpico do wrestling que mais ganhou medalhas até hoje
Aleksandr não só é uma lenda no esporte, mas também virou um herói no seu país, a URSS, depois a Rússia. O atleta ganhou 3 medalhas de ouro e uma de prata.
O russo carregou a bandeira de seu país na abertura dos jogos em três ocasiões, tanto pela Rússia quanto pela extinta União Soviética.
Aleksandr Karelin tem 887 vitórias e apenas 2 derrotas
Além deste cartel impressionante, o Russo representava a potência esportivo do extinto bloco comunista. Mesmo com o fim do seu país, sua lenda continuou.
Aleksandr Karelin nasceu com impressionantes seis quilos. O lutador tinha diversos apelidos: Urso Russo, King Kong Russo, O grande experimento e Alexandre o Grande.
Karelin tentou diversos esportes até conhecer o wrestling. Ele lutou boxe, praticou halterofilismo e até esqui.
Mas sua força descomunal chamou a atenção de um treinador Russo, o qual ele seguiu até se aposentar.
Aleksandr Karelin ficou 13 anos invicto, e 6 sem ceder 1 ponto
O russo tem números impressionantes na sua carreira. Na sua primeira Olimpíada, nos jogos de Seul em 1988, ele estava perdendo e finalizou seu adversário nos 15 segundos finais com um golpe que ele mesmo inventou.
O atleta repetiu a façanha do ouro duas outras vezes, em Barcelona e Atlanta. Nos jogos de Sidney ele perderia sua primeira final e ficaria com o bronze.
Outro fato inusitado do atleta é que ele representou três países na sua carreira olímpica. A extinta URSS, a Rússia e a Equipa Unificada nos Jogos Olímpicos. Este equipe foi uma união de países na transição da União Soviética para a divisão de países.