Que tal mudar um pouco o carbo da sua dieta? Está enjoado da batata doce, não aguenta mais arroz integral?
Tente o inhame! O inhame é um tipo de tubérculo que tem sua origem na Ásia, África e Ilhas Caribenhas.
Este alimento se difere principalmente da batata doce por ser menos doce e mais rico em amido.
Este vegetal tem um exterior marrom escuro e áspero, semelhante a uma casca. A polpa pode ser branca, amarela, roxa ou rosa, dependendo da maturidade e da espécie do inhame.
Agora vamos ver como esses tubérculos altamente nutritivos podem beneficiar sua saúde!
Benefícios do Inhame para sua Dieta
– Comer inhame também pode estimular seu cérebro, esse tubérculo vem recheado com um composto único chamado diosgenina, que segundo estudos, promove o crescimento dos neurônios e melhora a função cerebral.
– Comer este tubérculo pode melhorar os níveis de colesterol. Este vegetal tem um papel importante no controle dos níveis de colesterol. O tubérculo fornece um tipo especial de fibra solúvel, que é inimigo do colesterol. A fibra solúvel consegue se ligar a ele, o eliminando do organismo.
– Os antioxidantes presentes no inhame podem diminuir a inflamação no seu organismo. A inflamação crônica está associada a várias condições como: doenças cardíacas, diabetes e obesidade.
Comer alimentos anti-inflamatórios, como inhame, pode nos ajudar a controlar a inflamação crônica.
– Inhames são ótimos para sua pele e cabelo. Rico em colágeno, o inhame é vai manter sua pele elástica, firme e saudável. Inhames também são ricos em antioxidantes que vão ajudar na reconstrução das células. O tubérculo também ajuda na eliminação dos radicais livres, o que causa o envelhecimento prematuro da pele.
Este tubérculo combina colágeno e vitamina C. A fórmula ideal para deixar sua pele protegida.
– Inhames podem melhorar seu sistema digestivo. Esses tubérculos contêm amidos resistentes, que agem de trabalham semelhantemente às fibras solúveis.
Um amido resistente atravessa o estômago e pelo intestino delgado sem passar por digestão. Assim consegue chegar ao cólon e alimentar as bactérias intestinais saudáveis, e também aumentar as enzimas digestivas.
– Inhames são ricos em vitaminas, minerais e fibras.
136 gramas (1 xícara) de inhame cozido contem:
Calorias: 158
Carboidratos: 37 gramas
Proteína: 2 gramas
Gordura: 0 gramas
Fibra: 5 gramas
Vitamina C: 18% do valor diário (VD)
Vitamina B5: 9% do VD
Manganês: 22% do VD
Magnésio: 6% do VD
Potássio: 19% do VD
Tiamina: 11% do VD
Cobre: 23% do VD
Ácido fólico: 6% do VD