Todos atletas amadores e profissionais sofrem esporadicamente, ou nem tanto, com as lesões. Torções, estiramentos e luxações fazem parte da rotina de qualquer atleta que treina duro.

lesao-precisa-de-medico-como-saber-dor

Mas sempre existe aquela dúvida, vai passar rápido? É algo sério?

Obviamente que diante de uma fratura ou qualquer corte profundo, a reação de qualquer um é correr para o médico. Mas alguns casos com dores medianas geram mais dúvidas. Fizemos uma lista com 5 sinais que podem indicar que sua lesão é mais séria do que imagina.

Sinais que sua lesão precisa de tratamento médico

– Se você se lembra com precisão quando se machucou, e a dor está persistindo e tirando sua mobilidade por alguns dias, é um sinal de que sua lesão pode ser séria.

– Se você lesionou seu pé ou tornozelo e não consegue andar, é um sinal de que você pode ter fraturado um osso. Ter a habilidade de suportar o peso sobre o pé é um dos critérios para decidir se você precisa de um raio-x.

Mesmo que depois do raio x no pronto socorro seu pé não mostre nenhuma fratura, busque atendimento médico; pois ficar mancando por muito tempo pode causar desequilíbrios e outras lesões no seu corpo.

lesao-precisa-de-medico-como-saber

– O sinal mais comum de uma lesão esportiva séria é também o mais óbvio. A dor. Dores agudas nos joelhos, tornozelos, cotovelos ou pulsos depois de treinos intensos ou esportes de contato podem ser as primeiras indicações que sua lesão é séria. Principalmente se a dor persistir por mais de 48 horas após a lesão inicial.

– O inchaço é outro fator importante. Muitas vezes, principalmente em fraturas, é visualmente óbvio, mas nem sempre é fácil detectá-lo, especialmente se a lesão está localizada em uma articulação. Dor, rigidez e estalos nas mesmas são sinais não visuais de que a área pode estar inchada.

lesao-precisa-de-medico-como-saber-inchaço

– Formigamento ou perda de sensibilidade na área da lesão é um dos sinais mais significativos de uma lesão grave. Esse sintoma mostra que está havendo compressão nervosa na área lesionada. Sentiu dormência em áreas lesionadas? Corra para ser examinado o quanto antes!

Agora é só prestar atenção nas dicas e treinar com segurança!