Mirko Cro Cop – Lendas do Kickboxing e MMA

Cro Cop é uma das maiores lendas do Kickboxing e MMA. O croata teve uma legião de fãs em todos eventos que passou. Seu auge foi durante o extinto Pride, a potência dos seus chutes dificilmente será ultrapassada por qualquer lutador da história.

Os comentaristas descreviam seu chute com um jargão: “O de direita é hospital, o de esquerda cemitério”.

Infância e Juventude

Cro Cop nasceu em Vinkovci, na croácia, na época antiga Iugoslávia. Quando criança, Mirko treinava corridas de curta distância, e seu talento atlético já podia ser notado pelos pais e treinadores.

Mas a paixão pela luta veio logo, após assistir a um filme de Jean-Claude Van Damme. Mirko começou a treinar musculação e boxe na garagem do seu pai. Aos 7 já estava treinado tae-kwon-do em uma academia, e anos depois de inscreveu no caratê.

cro-cop-fight

O pai do lutador morreu aos 19 anos, depois disso ele se alistou no exército, aonde aprendeu kickboxing.

Carreira no Kickboxing

No kickboxing Cro Cop teve uma carreira amadora espetacular. Foram 48 vitórias e apenas 8 derrotas.

Sua estreia no profissional não foi diferente, derrotou a lenda Jérôme Le Banner em sua estreia. Mas depois de uma derrota para Ernesto Hoost, ele resolveu se dedicar a carreira de policial e ao boxe.

Fez sucesso em ambas a carreiras, chegando a ser campeão nacional de boxe, e integrar um dos grupos mais seletos da polícia.

Cro Cop brilhoeu no Pride e no MMA

Mirko Cro Cop caiu na graça dos fãs no extinto Pride. O evento japonês era recheado com os melhores lutadores da época, e Cro Cop conseguiu vitórias contra nomes como: Kazushi Sakuraba, Alexander Emelianenko, Josh Barnett, Kevin Randleman, Mark Coleman e Wanderlei Silva.

mirko-cro-cop-mma

Mesmo veterano, o croata também fez bonito no maior evento de artes marciais do mundo. As vítimas famosas de Cro Cop no UFC foram Pat Barry, Satoshi Ishii e Gabriel Gonzaga.

Mirko ainda competiu no Rizin, mas acabou se aposentando por problemas de saúde.