Compressa de água quente ou gelo?

Hoje o Venum Blog vai dar algumas dicas na hora de curar uma dor leve, batida ou pequena lesão de treino. Lembrando, qualquer lesão grave, trauma ou dor intensa e interrupta, você deve consultar um médico.

Quem treina forte já sabe, pequenas lesões, batidas e dores; fazem parte do cotidiano. Agora vamos tirar essa dúvida que assombra a cabeça de diversos atletas amadores e profissionais.

gelo-ou-compressa-de-agua-quente-batida

Preste atenção nos tópicos, porque as ações causam efeitos totalmente diferentes no corpo.  E o uso errôneo da compressa, ou gelo, pode até piorar seu caso.

Quando usar Gelo

– O gelo deve ser usado em casos de inflamação.

– Alguns sintomas que mostram inflamação: dor, inchaço, vermelhidão, aumento da temperatura do local e diminuição da amplitude de movimento ou força.

– O gelo vai ajudar a diminuir seu inchaço, controlar a dor, e evitar que a lesão se alastre.

gelo-ou-compressa-de-agua-quente-torção

– Quanto antes for aplicado o gelo, melhor.

– Sempre use um pano para proteger sua pele de queimaduras. O tempo de cada aplicação de gelo deve ser em torno de 20 minutos.

– Espere no mínimo 2 horas para a próxima aplicação.

Quando usar compressa quente

– A água quente vai relaxar seus músculos.

– É indicada para aliviar tensões musculares esporádicas.

– EM caso de dor intensa, depois de passar o efeito da compressa, deve se procurar um médico. A compressa não cura tensões crônicas.

gelo-ou-compressa-de-agua-quente-tendinite

– Nunca use bolsa de água quente logo após uma lesão, ou se ainda houver sinais de inflamação. Isso pode piorar seu caso.

– A temperatura deve estar bem quente, mas não ao ponto de machucar ou queimar sua pele.

– Caso não tenha uma bolsa de água quente em casa, você pode usar duas meias velhas, encher com arroz, e as esquentar no micro-ondas. Cuidado com a temperatura.

O tempo de suar a compressa quente é até a mesma esfriar e perder o efeito.