Muita gente gosta de escapar o treino de panturrilha na hora de ir ao treino. Mas este é um grupo muscular grande e importante para ser deixado de lado. Hoje vamos mostrar a necessidade de treinar suas panturrilhas e também algumas dicas importantes para suas séries.

treinar-panturrilhas-crescer

Porque devo treina minhas panturrilhas?

A importância de treinar as panturrilhas vai além da questão estética, você também evolui e melhora sua biomecânica.

Um dos benefícios é a diminuição de chances de lesões mais sérias, principalmente entre corredores, lutadores e outros atletas de esportes aeróbicos.

treinar-panturrilhas-lesões

Treinar suas panturrilhas também vai melhorar sua estabilidade e equilíbrio. Outra vantagem é o aumento da sua explosão em sprints e pulos. O músculo gastrocnêmio é responsável por dar poder a estes movimentos.

Não treinar esta parte do corpo pode causar alguns danos ao seu corpo, principalmente se você treina pesado outros músculos. Além da assimetria, você não vai ter estrutura para carregar seu peso.

Agora vamos a algumas dicas para você treinar suas panturrilhas.

Dicas para Treino de Panturrilhas

– Todos exercícios exigem uma execução perfeita, mas suas séries de panturrilhas necessitam mais atenção por serem curtas.

– Não balance para nenhum lado tentando aliviar o peso, seu tendão de Aquiles tende a buscar uma posição mais confortável. Para evitar a falta de estabilidade use o peso que você aguenta e faça pausas na parte inferior do exercício.

treinar-panturrilhas-dicas

– Pergunte para seu professor o tempo exato de cada série e quanto tempo você deve segurar no ponto máximo. Isso vai evitar lesões e desequilíbrio, maximizando o exercício.

– As panturrilhas são treinadas com agachamento e leg press, mas reserve no mínimo 6 séries específicas por semana para este grupo muscular.

– Tenha paciência, dependendo da genética, este é um dos grupos musculares mais difíceis de se desenvolver. Os resultados começam a aparecer entre 12 e 15 semanas.

– Não se limite a máquina de panturrilhas, ou a um exercício. Use variações de séries e sempre peça mudanças para seu treinador.

treinar-panturrilhas-maquina

– Não treine suas panturrilhas no fim do dia de perna, elas já estarão cansadas e sobrecarregas de outros exercícios.

– Faça também exercícios com uma perna de cada vez, além de trabalhar melhor o músculo, você vai evoluir seu equilíbrio.