John Wayne Parr, ou JWP, é o mais popular na história dos esportes de combate na Austrália. Conhecido por sua agressividade e garra, Parr participou de algumas das mais sangrentas batalhas que esse esporte já viu.
O Jovem John começou cedo a lutar, com 112 anos já participava de campeonatos de taekwondo. Aos 13, já começava no Muay Thai em sua cidade natal.
Uma nos depois, se mudou para Sidney, e teve sua primeira luta na arte marcial tailandesa aos 14 anos de idade. John perdeu por decisão dividida.
Mas nem a derrota, muito menos a mudança constante dos pais o fez desistir de seu sonho de se tornar lutador profissional.
John Wayne Parr virou profissional aos 16
Parr já era profissional aos 16, e aos 19 ganhou seu primeiro título. Foi campeão do Pacífico Sul com um belo nocaute no quinto round.
O australiano era patrocinado por um restaurante tailandês local, e o dono do estabelecimento acabou bancando a mudança de John para o país berço do esporte.
JPW ganhou o respeito dos Tailandeses
John Wayne Parr aproveitou a chance dada na Tailândia. Treinou com os mestres mais tradicionais do esporte, morando 4 anos em um campo de Muay Thai.
Treinando na Tailândia, Parr fez 30 lutas, e ganhou dois títulos mundiais.
Ao voltar para Austrália, John retomou sua carreira no Kickboxing e construiu sua própria academia.
Ele lutou em eventos importantes como o K-1 e o S-1, mas sua fama mundial veio com o reality show The Contender Asia. Este programa reunia os melhores atletas de um continente, eles lutavam entre si, até sobrar um campeão.
Mesmo ficando com a segunda colocação, a técnica e a agressividade de Parr fizeram dele o campeão do povo.
O atleta se aposentou em 2012, mas acabou voltando ao ringue em 2016 para 3 lutas no Bellattor.
Parr também participou de filmes, e teve uma breve carreira no Boxe e no MMA.