Rafael dos Anjos e Joanna Jedrzejczyk são os novos detentores de cinturão do UFC.

O UFC 185 trouxe muitas surpresas para os fãs presentes na American Airlines Arena, no Texas. Dois cinturões mudaram de dono de forma espetacular, e nove das 12 lutas terminaram antes do gongo final, os presentes testemunharam oito nocautes e uma finalização.
Dallas foi o palco para um punhado de decepções, mas nada foi mais impressionante para os fãs do que as derrotas dos irmãos Pettis. Anthony, o mais velho e mais famoso, perdeu o cinturão na luta de cinco rounds. Já Sergio, o mais novo e mais leve, estava dominando a luta, mas por um descuido foi nocauteado, e pra piorar ainda tomou um chute ilegal na bunda após o término do combate. Veja as principais histórias do UFC 185 no Venum Blog.

ufc-185-rda-brasil

Rafael dos Anjos é o novo campeão leve do UFC

O main event do UFC 185 quebrou muitos paradigmas e tabus. O primeiro foi que um lutador não pode mudar o direcionamento de sua carreira ou sua sorte no evento. Rafael dos Anjos está aí para provar o contrário, ele precisou de 18 lutas no UFC para se tornar o campeão de uma das categorias mais complexas e cheia de atletas talentosos. O começo do brasileiro no evento foi difícil, ele perdeu suas duas primeiras lutas e quase foi mandado embora do UFC. Se perguntássemos dois anos atrás para algum jornalista de MMA se Rafael dos Anjos poderia ser campeão da categoria mais disputada do UFC, a resposta provavelmente seria não.
Outro tabu quebrado pelo brasileiro é que um cão velho não aprende novos truques. Poucos atletas têm a habilidade de evoluir ou se reinventar depois de se tornarem profissionais, o brasileiro o fez com maestria. O lutador mostrou que os anos de treinamento com o Mestre Rafael Cordeiro, fundador da Kings MMA, o tornaram um lutador completo e agressivo. O antigo atleta do Jiu Jitsu agora é um ótimo wrestler com um Muay Thai afiado.
O brasileiro dominou Anthony Pettis em todas as áreas do esporte, ganhando todos os rounds em todas as papeletas dos juízes. O novo campeão conseguiu aplicar 10 quedas e acertou 90 golpes decisivos em seu adversário.
Um fato curioso só chegou ao conhecimento do público depois do combate: Rafael teve uma lesão séria no joelho durante seu treinamento, mas acreditou que poderia lutar mesmo machucado.
O reinado de Rafael já é invejado pelo mais promissor atleta da divisão: Khabib Nurmagomedov. O russo era o próximo da fila para a disputa de cinturão, mas teve que se submeter a uma cirurgia para reconstrução do joelho. Khabib vai enfrentar cowboy Donald Cerrone, o vencedor desse combate se qualifica para enfrentar o novo campeão.

ufc-185-straw-brasil

Após oito anos, Joanna Jedrzejczyk leva cinturão para a Europa

A polonesa Joanna Jedrzejczyk foi a terceira atleta europeia a ser campeã do UFC. Ela é a única lutadora que foi campeã fazendo seu camp morando no velho continente,   Bas Rutten e Arlovski  foram  outros europeus campeões do UFC no passado,  mas ambos viviam e treinavam nos Estados Unidos.
A nova campeã destruiu a americana Carla Esparza no UFC 185 com um kickboxing afiado, a polonesa também defendeu todas as tentativas de quedas da adversária, fazendo uma luta perfeita. O nocaute veio no segundo round, Jedrzejczyk deixou a campeã desacordada em pé, forçando o juiz a interromper a luta. Agora, Joanna deve defender seu cinturão em uma revanche contra a brasileira Cláudia Gadelha, a primeira luta entre as atletas foi polêmica, muitos jornalistas deram a vitória para a lutadora da Nova União. A recém-criada categoria das palhas tem nova campeã, na sua primeira disputa pelo título da história: Joanna Jedrzejczyk.

ufc-185-matt-brasil

Hendricks vence Matt Brown no UFC 185 em luta truncada

Johny Hendricks e Matt Brown vinham de derrota para Robbie Lawler antes de lutar no Texas. O ex-campeão “Big Rigg” Hendricks estava lutando em pé de igual para igual com deu adversário, e até levava vantagem em alguns momentos. Já Brown estava no seu ritmo frenético de sempre, colocando pressão no compatriota. “Big Rigg” não quis se arriscar na luta em pé, e buscou o combate no chão sempre que pode, dominando a luta por inteiro.
Mesmo com as vaias do público presente no UFC 185, Johny deu um passo importante para retomar o cinturão. Já Matt Brown sofre sua segunda derrota consecutiva, depois de anotar sete vitórias e passar raspando por uma disputa de cinturão. O perdedor dificilmente será mandado embora do evento, o americano é um dos lutadores mais duráveis do UFC.

ufc-185-brasil-reem

Clique na foto e confira a BERMUDA MMA VENUM “SHARP” !

Alistair Overeem abusa de Roy Nelson no UFC 185

O holandês Alistair Overeem teve melhor desempenho da carreira no UFC 185. Com joelhadas violentas ele não deixou Roy Nelson usar sua mão direita, principal arma do americano. Mais uma vez, a durabilidade e resistência de Roy Nelson deixaram o público boquiaberto. O americano levou dezenas de joelhadas no corpo e no queixo, e não foi à lona sequer uma vez. O holandês chegou a comparar Nelson com o incrível Hulk em uma entrevista após a luta.
A evolução de Alistair sobre o comando de Greg Jackson é visível, seu jogo está mais sereno e consciente. Ele tem na mira o ex-campeão Junior dos Santos, e espera disputar o cinturão contra Cain Velasquez ainda esse ano.

Fonte imagens: USA Today, Low Kick MMA, Fox Sports, Dallas News, L.A. Times.