Thomas Hearns
Thomas é um dos maiores lutadores da história do boxe. Conhecido por ser o primeiro campeão em quatro categorias, ele adicionou 23 quilos a seu peso inicial ao longo de sua carreira.
Hearns nasceu no sul dos Estados Unidos, mas acabou migrando para Detroit ainda criança. Ele era um dos garotos mais tímidos da escola, por isso era motivo de piadas pelos seus colegas. O pequeno Thomas achou no boxe sua maneira de soltar para o mundo.
Thomas Hearns teve uma carreira amadora vitoriosa
Com apenas 8 anos de idade, ele começou a treinar com Emanuel Steward na Detroit’s Kronk Gym. Sua carreira amadora foi longa e vitoriosa. Foram 155 vitórias e apenas 8 derrotas.
Em 1977 Tommy se sagrou campeão da Amateur Athletic Union e também do mais tradicional evento americano Golden Gloves. Depois de dez anos como amador, o atleta estreou como grande promessa no profissional. Sua fama de nocauteador nato tinha se espalhado pelo país.
Mas mesmo com 17 vitórias seguidas como profissional, Hearns não ganhava a atenção do público. Muitos diziam que era pela falta de combatividade e técnica de seus adversários, que geralmente não estavam em seu nível. Era difícil conseguir uma luta para Tommy na época pelo pouco nome e muita habilidade.
O primeiro título veio contra José “Pipino” Cuevas
A fama de Thomas Hearns decolou depois de ganhar do mexicano José “Pipino” Cuevas e se tornar campeão mundial pela primeira vez. Sua carreira teve uma queda depois de perder a unificação dos títulos para a lenda Sugar Ray Leonard.
Mas Tommy não se abalou, e acabou vencendo 8 títulos, em 5 categorias diferentes. Sua carreira se estendeu até os anos 200. quando teve que parar por uma lesão séria no calcanhar.
Thomas Hearns ainda trabalha no esporte promovendo lutas ou servindo de coach para seu filho. O atleta se aposentou com um recorde de 61 vitórias e apenas 5 derrotas como profissional. Sendo que 48 destas vitórias foram obtidas via nocaute.