Yojimbo (1961)
A escolha da semana é um dos maiores clássicos do cinema oriental, transcendendo o gênero de artes marciais. Yojimbo foi dirigido pelo mestre Akira Kurosawa.
O japonês é considerado um dos diretores mais influentes da história do cinema. Seja pelas cores e padrões incríveis em “Dreams” ou na profundidade do personagem em Dersu Uzala.
Akira é um diretor que soube mudar com o tempo, Yojimbo tem clara influência de western americano combinada com uma história de samurais.
O filme, obscuro e com um visual impressionante, é até o hoje o mais popular do diretor em sua terra natal. A obscuridade da película não é por acaso, o diretor se influenciou em diversos romances do escritor americano Dashiell Hammett para fazer o filme.
Toshiro Mifune estrela Yojimbo
Outra grande atração deste clássico é a atuação de Toshiro Mifune. Toshiro atuou em mais de 17o filmes na terra do sol nascente, 16 deles com Akira Kurosawa. O diretor japonês não gostava de trocar sua equipe, e tinha uma crew de confiança.
Com Yojimbo não foi diferente, a maioria dos atores, até os figurantes, já tinha trabalhado com Akira anteriormente.
Este time e campeão contava com o mestre Yoshio Sugino no comando das coreografias com espadas. Yoshio é considerado até hoje um dos maiores artistas marciais japoneses de todos os tempos.
Yojimbo se passa no período Edo
Este filme conta a história do samurai Sanjuro. O samurais, assim como muitos outros nesta época, tinham perdido a serventia para o estado. Sanjuro vagava desempregado pelo Japão. O guerreiro chega a uma aldeia aonde dois empresários se enfrentam, e ambos tentam o convencer a trabalhar como guarda costas.
Sanjuro não confia em nenhum lado, e acaba tramando para ambas as facções guerrearem entre si! Agora chega de falar da história para não estragar sua diversão. Põe a pipoca no forno e chama a galera para curtir este filmão!