melhore sua Respiração no Jiu Jitsu com estas dicas

Respirar corretamente faz parte da evolução em qualquer esporte, mas no Jiu Jitsu pode ser uma arma secreta contra qualquer adversário.

respiração-no-jiu-jitsu-melhorar

Seja na hora de estar passando sufoco por baixo, ou até em modo de ataque. Por mais que não exista uma aula específica para melhorar sua respiração, usá-la de modo otimizado é importante para qualquer lutador.

Separamos algumas dicas e técnicas para você não morrer no gás durante um combate, nem ficar morto na primeira luta em um dia de competição. Leia mais aqui.

10 dicas para sua Respiração no Jiu Jitsu

respiração-no-jiu-jitsu-gracie

  • Você deve exercitar sua respiração para executá-la de forma correta durante uma competição. Quando estiver ficando em fugir de uma situação desagradável, ou tentando finalizar, não pode respirar como um louco. Isto vai fazer você gastar energia de horas em poucos segundos.
  • As decisões em uma luta estão conectadas com sua respiração. Se você começar a respirar errado, seu cérebro não receberá a oxigenação suficiente, e você pode cometer erros bestas.
  • Sua respiração deve ser profunda e confortável, sempre utilize a capacidade máxima dos seus pulmões. Respirar de forma rápida e continua não vão ajudar na hora do rola ou da luta.
  • Antes de explodir de uma posição por baixo, ache espaço para respirar. Algumas posições nos impedem de respirar corretamente, seja uma montada ou até um joelho na barriga. Aprenda a ficar em posições, que mesmo com a guarda passada, você consiga respirar.

respiração-no-jiu-jitsu-controlar

  • A meditação é uma ótima prática para melhorar sua respiração. Se concentrar no agora vai fazer seus músculos aprenderem a respirarem corretamente na hora do sufoco. A meditação também ajuda no controle emocional na hora de um combate, o que está diretamente conectado com sua capacidade respiratória.
  • Aprenda a usar o diafragma na hora de respirar. Este músculo aumenta a capacidade de a, e também faz de sua respiração mais saudável. Você ira usar seu copro de forma mais completa, ao invés de inflar apenas a região do tórax. .
  • Bastam de 15 a 20 minutos ao dia treinando respiração para melhorar esta prática na hora da luta. Existem diversos tutoriais na internet com o vídeo abaixo. Em poucas semanas, você já vai estar sentindo a  diferença.

  • Tente nunca ficar deitado na horizontal no tatame com o oponente sobre você, seja no 100 quilos ou na montada. Isto vai travar seu diafragma e atrapalhar a respiração. Tente ficar de lado, mas nunca dando as costas para seu adversário.
  • Muitos atletas coordenam seus movimentos com a respiração. É mais fácil se manter forte e com postura ao inspirar, pois sua coluna estará apoiada e seus músculos mais rígidos. Já para rolar, ou se curvar, é melhor com seu torso sem ar.
  • Om ótimo jeito de medir sua respiração, e compará-la ao seu oponente. Se eles está respirando mais rápido e com mais vigor, provavelmente vai se cansar muito antes.