Dicas para cuidar e evitar uma Lesão na Costela

Machucar a costela é algo doloroso na vida de qualquer atleta. Os esportes de combate, assim como outras atividades com contato físico intenso, podem gerar este tipo de lesão durante os treinamentos e lutas. Uma lesão nesta parte do copo é extremamente dolorida, e pode levar um bom tempo para curar por seu uma região que não pode ser imobilizada.

 

Não importa se for uma fratura, distensão muscular, lesão na intersecção da cartilagem, ou qualquer trincado; machucar suas costelas vai lhe tirar do treino por algum tempo.

Os sinais que você machucou a costela são muito claros, começando pela dor na hora do trauma. Você vai ter dificuldade em respirar e talvez alguma alteração ou barulho estranho em qualquer movimentação.

Mas existem dicas para você evitar e cuidar com inteligência deste tipo de machucado. Veja o que os fisiologistas esportivos e médicos têm para você.

Dicas para tratar e prevenir uma Lesão na Costela

lesão-na-costela-gelo

  • A primeira dica é paciência, mesmo uma lesão leve nesta região pode levar até 6 semanas para melhorar. A cura completa pode demorar meses,
  • Não desobedeça de jeito nenhum a ordem do seu médico. Este tipo de lesão é uma de maiores recorrências. Você pode estar se sentindo bem depois de 3 semanas mas um treino pode você voltar na escala zero de sua recuperação.
  • Antes de fazer um rola de Jiu Jitsu ou um saprring de Muay Thai, experimente outro esportes com menos pressão e contato. Volte ao tatame só quando tiver certeza que sua costela está curada.
  • O gelo neste caso vai ajudar com as dores e pode agilizar sua cura. Tenha cuidado para não aplicar diretamente na pele toda vez.
  • Um simples raio x pode não acusar uma fratura mais interna na costela. Em caso de lesão nesta região o melhor é sempre fazer uma Tomografia computadorizada meticulosa.
lesão-na-costela-cura

  • Não exagere na comida quando estiver se recuperando de uma lesão na costela. Um aumento de peso, ou exagero nas refeições, pode fazer uma pressão indesejada nesta parte do seu corpo.
  • O melhor jeito de evitar tais lesões é blindar os músculos que envolvem sua costela. Isto vai diminuir a chance de você machucar com um simples golpe ou uma queda de mal jeito.
  • Quedas geralmente são causadoras de lesão na costela. Treine seus rolamentos e como cair nas situações de luta.
  • Faça exercícios de respiração durante sua recuperação, isto vai evitar qualquer tipo de infecção respiratória.
  • Sempre consulte seu médico antes de escolher os remédios para dor e anti inflamatórios. Especial se você for atleta profissional em algum evento que realiza anti dopping.