Aventuras e infortúnios de lutadores do WWE no MMA
O americano CM Punk deixou a WWE para testar a si mesmo no MMA. A WWE é uma liga americana de wrestling profissional, com shows baseados no entretenimento e não na luta em si. As lutas seguem o modelo do antigo programa brasileiro Telecatch: uma mistura de encenação teatral, combate e circo. A WWE é uma das ligas esportivas mais populares dos EUA, seu canal de tevê conta com 270 mil assinantes e a empresa teve um lucro de 542 milhões em 2014. Outros atletas da WWE já se arriscaram no MMA, Brock Lesnar, por exemplo, chegou a ser detentor do cinturão dos pesos pesados. Conheça a história de CM Punk, da WWE e sua conexão com o MMA.
CM Punk espera estrear no UFC ainda em 2015
Phill Brooks, ou CM Punk, quer ir além da sua carreira de sucesso no WWE. O lutador vai testar suas habilidades no maior evento de MMA atual, o UFC. O americano de 36 anos acha que é sua a última chance de tentar a sorte no MMA, esporte que mais cresce no mundo.
Phill não tem nenhuma experiência profissional em esportes de combate, mas treina esporadicamente Jiu Jitsu faz 10 anos. CM Punk está testando diversas formas de perda de peso para encontrar sua categoria no UFC, ele diz que provavelmente lutará entre os meio-médios ou os médios, mas descartou competir na categoria até 93 quilos.
Punk escolheu como equipe a Roufus Sport, academia do campeão dos pesos leves Anthony Pettis. O ex-astro da WWE ainda não está treinando com a equipe profissional, Punk tem aulas particulares com o head coach e o técnico de Jiu Jitsu do time de Milwaukee. Duke Roufus, líder da equipe, tem elogiado muito a evolução de CM Punk, a ex-estrela da WWE fez uma sessão de sparing de 90 minutos contra um profissional e se saiu muito bem. “Olha o CM tem muita dedicação e humildade, técnica eu consigo ensinar, já vontade não. Ele não virou um sucesso na WWE por nada, ele trabalha muito duro.“, comentou Roufus em uma entrevista para o site Mmamania.
O ex campeão do UFC Pettis também esbanja elogios para CM, ele diz que vai acompanhar CM na sua primeira entrada no octógono. O estreante ainda não tem data certa, nem adversário definido para a estreia, mas Dana White já garantiu que ele vai enfrentar um atleta também iniciante ou com o recorde negativo no evento.
O reinado de CM Punk no WWE
CM Punk foi ícone da WWE. O lutador sempre trouxe um pouco do seu lado pessoal para seu personagem no ringe. CM Punk segue a subcultura straight edge: um movimento oriundo do punk rock que abomina o uso de drogas e a ingestão de animais. Os seguidores têm como símbolo três letras X tatuadas na mão. CM é considerada uma pessoa tímida, mas sua estrela brilhava quando ele subia aos palcos. O americano tem o reinado mais longo da atualidade da WWE, foram 434 dias com o cinturão da organização. Por mais que esses números pareçam tolos para fãs de MMA – afinal todos devem estão cansados de saber que as lutas são arranjadas; os ávidos pelo wrestling sabem que o sistema de ranking da organização é complexo. A popularidade dos lutadores, forma física carisma são levados em conta para coroar um campeão. O atleta participou da organização de 2006 até 2012, e além do título individual, foi campeão do Tag Team (torneio de duplas) em parceria com a fera Kofi Kingston.
O amricano nunca foi chamado para ser a atração principal do Wrestlemania, evento mais importante que a organização realiza no ano. Essa insatisfação pode ter ajudado CM Punk a decidir deixar o WWE e ingressar no UFC.
WWE fez 35 anos com uma audiência semanal de 12 milhões de fãs
A WWE é uma forma de entretenimento tradicional das famílias americanas. O evento foi fundado em 1980, mas outras organizações com shows similares já faziam sucesso na TV.
O wrestling profissional veio das caravanas de circo e dos freak shows (show de horrores). Relatos que datam 1800 falam de homens másculos que acompanhavam as caravanas de circo em viagens pelos Estados Unidos. Normalmente, o fortão desafiava todos da plateia em troca de algum dinheiro em forma de aposta. O lutador da casa dificilmente perdia, pois ele tinha ajudantes infiltrados para trapacear e garantir sua vitória.
Em 1902 foi criada a National Wrestling Association, entidade responsável por cadastrar os atletas do país. Depois da 2ª Guerra Mundial, diversos pequenos eventos de wrestling profissional surgiram nos EUA para minimizar o sofrimento dos veteranos e das famílias que perderam seus entes queridos. A WWF e a WCW foram os eventos de maior importância antes da criação do WWE.
A WWE atual é uma das maiores marcas esportivas do mundo
Dois séculos depois a WWE transmite os dois shows semanais que estão mais tempo no ar na TV americana. O Raw e o Smackdown estão nos livros dos recordes e são as principais fontes de renda da organização. Além de CM Punk, a WWE revelou outras estrelas que ultrapassaram os ringues e ficaram conhecidos do público geral. O ator Dwayne Johnson, mais conhecido como The Rock, foi revelado no wrestling profissional. Hulk Hogan é o lutador mais popular até hoje, ele detém o recorde de tempo como campeão da WWE. Jesse Ventura foi outro lutador que ficou conhecido do público geral após lutar na organização. Jesse atuou em filmes como o Predador e foi governador de Minessota por quatro anos.
Kayfabe: o código de honra do wrestling profissional
Hoje em dia todos sabem que os eventos da WWE tem um script. O ganhador é definido pela produção antes do show começar. Mas no século passado, a veracidade dos combates ainda era um mistério. Existia um código de honra entre a produção e os lutadores de wrestling profissional. Os donos dos eventos achavam que seria péssimo para os negócios que os fãs descobrissem que as lutas não eram reais. Com o passar do tempo e alguns erros de produção, o público já tinha percebido que as lutas eram armadas. Mas as organizações de wrestling profissional só oficializaram a armação em uma audiência diante do senado americano. Um promotor na época não queria pagar impostos para um evento esportivo de combate, que eram mais altos do que um show de entretenimento.
Aventuras e desventuras de Wrestlers profissionais no MMA
CM Punk não é o primeiro wrestler profissional a se aventurar no MMA. Uma série de lutadores migrou das lutas arranjadas para os combates reais.
O mais famoso lutador que veio do WWE é o americano Brock Lesnar. O peso pesado chegou a ser o campeão do UFC, vencendo a lenda Randy Couture. Lesnar é uma figura polêmica e um dos maiores lutadores a competir no UFC. Alheio ao marketing e adepto a vida das montanhas, Lesnar adorava provocar patrocinadores e atletas rivais. Lesnar não era iniciante em esportes de combate, ele praticou wrestling amador e foi escolhido para a primeira divisão americana. O gorila branco, como era conhecido, teve que parar de lutar em razão de uma séria verticulite que quase o tirou a vida. Brock se recuperou e voltou para o WWE, seu contrato acaba esse ano e o gigante cogita uma voltar para o octógono. Ken Shamrock, Dan Severn e Bobby Lashey também era wrestlers profissionais antes de entrar no MMA, mas acabaram sendo conhecidos apenas dentro do octógono.
Lucha Libre: o wrestling profissional mexicano
Como o wrestling profissional estava se tornando muito popular no México, que exibia ocasionalmente a programação do país vizinho, produtores locais então tiveram a ideia de criar o próprio evento. A Lucha libre tem regras e formatos parecidos com a WWE, mas os lutadores dão ênfase aos golpes aéreos. A principal característica da Lucha Libre são as máscaras, os artefatos são inspirados na cultura Asteca e são fabricadas em cores vivas e chamativas. A máscara é o mistério do lutador mexicano, apenas depois de aposentado um atleta mostra seu rosto. El Santo é o lutador mais famoso de todos os tempos da Lucha Libre, ele é considerado o Hulk Holgan mexicano.
Fontes: grantland.com , about.com, cmpunk.com, wwe.com, ricmais.com, mmajunkie.com
Fontes imagens: all wrestling news, espn, wikipedia, cvlt nation, eclipse magazine, gallery hp, sports direct cut, ufc tv, wwe.com