Rob Kaman, um dos pioneiros do Kickboxing na Holanda
Kaman, assim como muito de seus lutadores compatriotas, começou nos esportes jogando futebol. O holandês era hábil com a bola, chegou a jogar nas categorias de base do Ajax. Mas o atleta não conseguia se adaptar a esportes coletivos. Foi aí que ele conheceu as artes marciais. Rob começou treinando Pencak Silat, a arte marcial da Indonésia. Mas logo migrou para o Muay Thai e Kickboxing.
Aos 19 anos, Kaman começou a treinar na, academia Mejiro Gym, do pai do esporte na Holanda Jan Plas. Plas foi uma figura controvérsia, que dividia os ringues com o crime organizado. Mesmo tendo formado diversos campeões, acabou se suicidando na cela em 2010.
Rob Kaman e os devastadores chutes nas pernas
Rob é considerado por muitos um dos melhores kickboxers de todos os tempos. O holandês lutou nos inúmeros estilos do esporte. Fez combates duríssimos na Tailândia, além de ser campeão mundia de Kickboxing e Muay Thai inúmeras vezes. Kanam costumava ficar no país asiático depois de suas lutas, treinando em diversos camps e apurando sua técnica.
Rob se aposentou com um cartel impressionante, foram 97 vitórias(77 por nocautes), e apenas 12 derrotas.
Seus chutes baixos eram os mais perigosos da época. Ele consegui tirar a movimentação dos adversários, abrindo caminho para seu boxe, não menos fatal. Ele é um dos responsáveis pela popularidade do Kickboxing nos Países Baixos.
Seus 9 títulos mundiais fizeram dele um herói local e inspiração para geração de ouro que comandou o esporte no final dos anos 90 e 2000.
Rob também teve uma carreira no cinema, atuando em diversos filmes de luta ao lado do astro Jean-Claude Van Damme. Risco Máximo, O legionário e Punhos de Sangue estão entre eles.
Rob Kaman atualmente trabalha nos Estados Unidos como treinador de Kickboxing para MMA, entre seus alunos estão diversos atletas do Bellator e UFC.