Samart Payakaroon Biografia

Samart é considerado o Muhammad Ali do Muay Thai, o tailandês ganhou múltiplos títulos no Lumpinee Stadium, templo sagrado da arte marcial tailandesa.

samart-payakaroon-shorts

Samart era considerado mais rápido e inteligente que seus oponente. Mesmo muito tempo depois da era dourada do esportes, lutadores e técnicos ao redor do mundo ainda o consideram o melhor atletas a já entrar no ringue.

Samart Payakaroon foi campeão em 4 categorias de peso

Samart Payakaroon conseguiu a incrível façanha de ser campeão em quatro categorias de peso, sempre subindo de divisão após um novo cinturão. Sua saga começou em 1980, ele foi campeão na categoria até 46 quilos. No mesmo ano, o tailandês ainda levava para casa o cinturão até 48 quilos. Em 81 ele faturaria outras duas divisões, até 52 quilos, e no final do ano se tornará campeão na divisão até 57 quilos.

samart-payakaroon-thai

Samart também foi eleito melhor lutador do ano por 3 vezes: 1981, 1983 e 1988.

Samart Payakaroon também foi campeão na nobre arte

Samart não estava contente em ser o melhor lutador de Muay Thai de todos os tempos, e foi se arriscar no Boxe ocidental em 1982. Dificilmente lutadores de ponta conseguem sucesso em outras artes marciais tradicionais, mas o tailandês foi mais longe.

samart-payakaroon-muay-thai

Quatro anos após ingressar no Boxe, Samart lutava pelo título da WBC contra o mexicano favorito Lupe Pintor. O tailândes conseguiu um incrível nocaute, tornando-se campeão de umas das maiores organizações de boxe do mundo. O atleta ainda conseguiu defender seu título da nobre arte uma vez, mas acabou largando o esporte para se dedicar à arte.

Samart Payakaroo lançou três discos e atuou em diversos filmes de luta. O lutador ainda treina alguns pupilos em sua cidade natal!