Defesa – Dicas de Guarda no Boxer
A guarda é uma postura de defesa no boxe, uma vez que os braços adotam a atitude de proteger áreas vulneráveis, ou desviar os golpes do oponente.
A guarda também trabalha a posição das pernas (base). Uma posição correta permite o atleta avançar, retroceder, movimentar-se para a esquerda e para a direita. Evitando assim os ataques de seu oponente, sempre buscando melhores ângulos no combate. Veja agora algumas dicas para você melhorar seus sistema de defesa dentro do ringue!
Dicas de Guarda no Boxe
– Punhos cerrados (retos) olhando para a frente sempre ajudará você a saber onde bater.
– Para obter uma boa postura é necessário aprimoramento técnico, físico e mental.
– Deve-se posicionar corretamente, e usar uma sincronia de movimentos com os pés, quadril, braços, ombros e cabeça.
– Para conseguir assimilar golpes com uma postura defensiva eficiente é necessário treinar esses posicionamentos em treinos técnicos e simulações de luta (sparrings).
Benefícios de uma postura adequada – Guarda no Boxe
*Força
*Defesa
*Alcance
*Equilíbrio
*Agilidade
*Segurança
O melhor exercício para o organismo são os que usam o próprio peso para a execução.
– Exercícios com ênfase na força auxiliarão no tratamento da musculatura, influenciando na resistência.
– Periodizar treinos corretamente e evoluir gradativamente, o ajudará na postura dos braços e punhos.
– Os ossos, como os músculos são tecidos vivos que correspondem aos exercícios, e se fortalecem de acordo com a evolução dos treinos.
Exercícios que podem complementar a rotina de treinos condicionando a musculatura e uma boa postura de combate.
Exercícios técnicos
Exemplo 1
Fazer seu companheiro de treino deferir golpes sincronizados contra sua guarda. Estimulando seus reflexos para se proteger, e responder com seus próprios ataques, se adaptando as situações reais de luta.
Exemplo 2
Simular a movimentação de um combate, posicione uma luva abaixo do cotovelo pressionando contra o próprio corpo, deferindo golpes (unilaterais), ou seja, atacando com o braço livre (sem a luva posicionada abaixo do cotovelo). Isto vai o condicionar não apenas fisicamente, e, mas também vai fazer seu cérebro a executar essa correção postural defensiva. Mantenha esse braço em posição de guarda enquanto treina os ataques com o braço livre.
Exercícios físicos:
Exemplo 1
Flexão – Movimento apoiando todo o peso corporal (mantendo o corpo ereto, alinhando o quadril, coluna e cabeça) sobre os membros (Mãos e pés).
Podendo diminuir a carga do exercício se necessário, apoiando os joelhos, mas ainda assim buscando esse alinhamento corporal (quadril, coluna e cabeça).
Exemplo 2
Barra Fixa – Movimento de elevação do corpo apoiado pelos braços a uma barra fixa.
Podendo direcionar para específicas musculaturas alterando apenas a pegada (forma de segurar a barra).
Exercícios físicos auxiliam diretamente na evolução muscular.
Um reflexo pode ser qualquer reação: Um golpe, um movimento defensivo, até mesmo uma manobra de pânico. Já um reflexo treinado, é uma reação efetiva: um golpe de contra-ataque, um movimento defensivo condicionado de acordo com os treinos.
Artigo escrito pelo professor de boxe e nível preta de Muay Thai Marcelo Rodaczynski