Veja as piores decisões na história do esporte aqui!
Existe um ditado no MMA que diz: ” Não deixe na mão dos juízes”. Muitas vezes o atleta não consegue finalizar ou nocautear seu oponente, e tem que aceitar o veredito que está nas papeletas dos juízes. O MMA tem um julgamento subjetivo, isso faz com que muitas vezes as decisões dos três juízes sejam diferentes.
Os fãs sempre tem seus lutadores favoritos, e dificilmente vão concordar com a decisão dos juízes. Mas em alguns casos, a indignação é unanime!
Ranking das piores decisões dos juízes no MMA
Veja as lutas que mais causaram controversia na história do esporte.
5 – TUF 12 Finale: Nam Phan vs. Leonard Garcia
O final do Ultimate Fighter 12 nos Estados Unidos foi um verdadeiro roupo. Garcia não ganhou sequer um round, e ainda acabou saindo com a vitória. Nam Phan foi superior em pé e no chão durante toda a luta!
4- UFC 104: Lyoto Machida vs. Mauricio “Shogun” Rua 1
Shogun precisou de duas lutas para conquistar o cinturão dos meio pesados no UFC. Na primeira luta entre os atletas, o curitibano chutou sem parar a perna do seu adversário. Machida quase não conseguia andar até o corner entre os rounds. Mesmo assim, Machida saiu com a vitória, e manteve seu cinturão.
Dana White, assim como a maioria dos fãs e jornalistas, não concordaram com a decisão. A revanche foi marcada, e na segunda luta entre os dois, Machida nocauteou seu adversário no primeiro round.
3- UFC 144 e UFC 150: Frankie Edgar VS. Ben Henderson 1 e 2
Edgsr E Herderson lutaram por duas vezes, em ambas a decisão foi controversa. Na primeira luta, no UFC Japão, Edgar foi melhor e acabou levando a pior e perdendo o cinturão.
Na revanche, Henderson também saiu com a vitória em uma decisão dividida. Edgar baixou de categoria após esta derrota.
2- UFC 167: Georges St-Pierre vs. Johny Hendricks
Esta foi uma das piores decisões dos juízes no MMA. George saiu vitorioso em uma luta que ele claramente saiu muito machucado.
Este combate também mostrou como o sistema de julgamento no esporte é vulnerável. Um atleta pode ganhar três rounds por pouca margem, e perder dois de forma contundente, e mesmo assim sair vitorioso.
1- PRIDE 29 – Quinton Jackson VS. Murilo Ninja Rua
Ninja, o irmão de Shogun, também foi vítima de uma das piores decisões da história do esporte. Ele perdeu um combate no Pride para a lenda Rampage Jackson. A vitória de Murilo foi tão óbvia, que o próprio Rampage entregou seu troféu para o brasileiro.