Briga judicial de 19 anos termina bem para o esporte que mais cresce no planeta
O MMA finalmente foi legalizado no Empire State. Depois de quase duas décadas da proibição, a cidade mais conhecida dos Estados Unidos poderá sediar um evento de MMA.
Legalizar o MMA não foi uma tarefa fácil. O esforço envolveu diversas organizações do esporte, lobby de atletas e campanhas nas redes sociais.
MMA foi proibido em Nova Iorque em 1997
A batalha para legalizar o MMA no estado de Nova Iorque foi longa. O republicano Geroge Pataki proibiu o MMA em Nova Iorque em 1997, o mesmo tentou este ano ser o candidato do partido para as eleições presidenciais, mas acabou desistindo pela falta de votos nas primárias.
O esporte em 1997 não era seguro como hoje em dia. Outro político, John Mc Cain, fez uma cruzada contra o esporte nos anos 90. Ele era o principal defensor do banimento do esporte em diversos estados. John Mc Cain, assim como muitas localidades, mudou de lado. O republicano, que foi derrotado por Obama em 2008 na corrida presidencial, cita a segurança do esporte hoje em dia como principal razão da sua mudança de opinião.
Com o crescimento do esporte, em especial do UFC, a guerra contra os legisladores para legalizar o MMA começou em 2007. Por oito anos, a emenda nem chegava a votação principal, era vetada nas preliminares.
Os irmãos Fertittas, donos do UFC, investiram em lobistas e incentivaram seus atletas a fazerem campanhas nas redes sociais. Ontem, mais de 20 atletas do UFC estavam presentes na votação, educando os legisladores.
O MMA foi finalmente legalizado na noite de ontem, a emenda passou por 113 a 25, uma verdadeira lavada. Opositores do esporte temem que a legalidade do esporte encoraje os jovens a brigar na rua. A democrata Deborah Glick é uma das maiores defensoras do banimento, ela cita os traumas na cabeça causadas pelo esporte.
Para a realização de eventos no estado, ainda faltam alguns passos. Os principais são a assinatura do governador Andrew Cuomo. e a regularização da Comissão Atlética.
Madison Square Garden pode sediar seu primeiro evento de MMA
O Madison Square Garden pode sediar um evento de MMA pela primeira vez. Sediar um evento do UFC, no mais importante palco dos esportes do mundo, era um das principais razões de tanto esforço empregado para legalizar o MMA.
O local foi inaugurado em 1879, e tem inúmeros jogos e shows no se currículo que entraram para a história. Desde os Beatles, passando por Ali, até Michael Jordan, foram alguns dos gênios que brilharam neste palco.
O UFC já tem uma data reservada para novembro, e o Bellator já pensa em alugar o Barclays Center, arena no Brooklyn, casa do time da NBA Brooklyn Nets.
Madison Square Garden foi palco de grandes lutas de boxe
Muito antes de se pensar em legalizar o MMA, o MSG foi palco das maiores lutas da nobre arte. Veja as 5 principais lutas de boxe que aconteceram no ginásio da Big Apple. Você acha que algum combate de MMA pode ser tão grandioso?
1. Muhammad Ali vs. Joe Frazier I.
2. Jake LaMotta vs. Sugar Ray Robinson I.
3. Lennox Lewis vs. Evander Holyfield
4. Sugar Ray Robinson vs. Henry Armstrong
5. Roberto Duran vs. Ken Buchanan
Atletas foram as maiores armas na legalização do MMA em Nova Iorque
Nova Iorque nunca sediou um evento do UFC, mas é casa e local de treinamento para diversos feras do MMA. Weidman e Frankie Edgar foram os principais interlocutores para legalizar o MMA no estado. Ambos treinam na academia de Renzo Gracie, localizada em Manhattan.
Diversos profissionais comemoraram a legalidade do esporte nas redes sociais.
“Finalmente, antes tarde do que nunca” disse Frankie Edgar no Twitter.
“Ótimas notícas para o MMA. Parabéns Nova Iorque.” disse o camepão Demetrious Johnson.
Até o treinador de Connor McGregor se pronunciou em relação a legalização do MMA e a proximidade com sua terra natal. ” New York, New York, dia feliz para os fãs irlandeses, viagem bem menor do que Las Vegas.”
Fiquem ligados no Venum Blog para maiores informações sobre o primeiro evento de MMA em Nova Iorque!
Imagens: USA Today, Sherdog, MMA Junkie, ESPN