Turco se afirma no topo do caratê kumite, modalidade do caratê que envolve combate. 

O atleta de kumite Enes Erkan venceu o 22° Campeonato Mundial de Caratê, na categoria acima de 84 quilos. O carateca enfrentou cinco adversários para poder chegar à final.

Enes Erkan venceu o iraniano Sajad Ganjzadeh pelo placar de 5-4, em um combate disputado até os últimos segundos. O atleta turco foi campeão mundial pela primeira vez em Paris, no ano de 2012. Erkan também é bicampeão europeu, venceu a competição continental nos anos de 2013 e 2014. O atleta atualmente estuda educação física na Universidade de Sakarya, na Turquia.

Turquia brilha no mundial com duas medalhas de ouro e uma de bronze

A Turquia conseguiu outras duas medalhas no mundial de caratê. Gokhan Gunduz ganhou uma medalha de bronze ao esmagar seu adversário pelo placar de 7-0. Outra campeã mundial turca no kumite foi a atleta Serap Ozçelik, ela venceu a categoria feminina de kumite até 50 quilos. O mundial de caratê acontece de dois em dois anos, e sagra campeões nas categorias de Kata e Kumite. A edição de 2014 contou com mais de mil atletas, de 107 nações diferente, e aconteceu em Bremen, na Alemanha.

kumite-campeos-turquia

Enes Erkan promete show turco no campeonato europeu em Istambul

Em uma entrevista após a final, Enes comentou sua segunda vitória no kumite: “ Estou com o título mundial fazem dois anos, isso não é sorte tampouco coincidência, e sim fruto de muito trabalho e dedicação.” O carateca turco dedicou sua vitória no mundial à sua família e comentou o próximo certame europeu de caratê. O carateca campeão do velho continente será conhecido em Março de 2015, na Turquia, país natal de Enes. “Será ótimo lutar em casa na frente dos fãs. Tenho certeza que trarei esse título, e também prevejo a Turquia sendo campeã europeia por equipes.” Enes falou da importância do Caratê na Turquia, que conta com 250 mil atletas federados. Enes acredita que o Caratê vai se tornar um esporte olímpico e descarta sua participação no MMA. O campeão turco ressalta a importância das artes marciais na formação pessoal; “O caratê nos ensina a controlar a raiva e respeitar as outras pessoas”.

kumite-enes-erkan

Erkan fez seu camp de preparação na Turquia 3 meses antes do mundial. Ele treinava duas vezes por dia, uma média de 4 horas por treino.

Kumite é o elemento do Caratê que envolve contato físico

O caratê moderno é dividido em três partes, que também podem ser chamadas de a tríade básica. A tríade é composta pelo kata, kihon e kumite. O kata é composto por coreografias padronizadas apresentadas no tatame. Já o kihon envolve as técnicas básicas de defesa e ataque do caratê. Finalmente o Kumite, é o combate do caratê, nessa parte os atletas travam uma luta com contato físico. O kumite foca primeiramente em controle e exatidão, para depois evoluir para força. No caratê kumite todos os golpes devem ser capazes de acabar com a luta em apenas um movimento, forçando a desistência do oponente. As regras de competição e os equipamentos de proteção variam de acordo com o estilo do caratê praticado.

Fonte imagens: beyazkusak