Lutador falou com o Venum Blog na véspera do Mundial 2015
Rodrigo Cavaca conversou com o nosso blog no à caminho da Califórnia. O chefe da Zenith Team contá como foi a sua preparação e do time para o mundial 2015. Confira a entrevista inédita aqui!
Entrevista Rodrigo Cavaca
1- Qual sua expectativa para o Mundial deste ano?
Rodrigo Cavaca – Estou bem treinado, preparado, to motivado. To ansioso pra lutar, devido a ter me preparado bem, fazia tempo que eu não treinava desse jeito que eu treinei, a categoria está bem difícil, são três lutas para ser campeão, para repetir o feito de 2010 e 2013 que fui campeão na faixa preta, tenho certeza que vou fazer um bom campeonato, só luta dura mas tenho certeza que me preparei o suficiente, e o que puder fazer no meu máximo, ou além do meu máximo, estarei fazendo no tatame pra que todas as pessoas que me ajudaram e colaboraram com isso estejam satisfeitas com meu desempenho.
2- Alguns atletas de ponta estão fora do mundial de Long Beach, isto facilita de alguma forma seu caminho ao ouro?
Rodrigo Cavaca – Realmente estão fora por devidos motivos, diversos motivos, isso não muda nada, minha categoria continua completa, continua cheia, diversos atletas de ponta, com grandes chances de serem campeões mundiais, do outro lado da chave, o oposto da minha chave tem o Buchecha o Evangelista. Diversos atletas com chance também do meu lado, tem eu, o Alexander Trans, o Leo Nogueira com chances de chegar numa final. Então tenho certeza que faremos um campeonato forte, todos estão preparados, todos treinaram pra isso, então vamos ver quem treinou mais, quem merece estar mais lá nas cabeças, e com certeza vou brigar para estar chegando lá com qualquer um.
3- Hoje em dia existe uma serie de campeonatos de oferecem uma boa quantidade de dinheiro na premiação. Mas o Mundial de Jiu Jitsu ainda é um dos títulos mais cobiçados da arte suave. Qual a importância deste titulo na carreira de um atleta?
Rodrigo Cavaca – Vários campeonatos oferecem dinheiro com certeza, isso é o que os atletas procuram, precisam para sobreviver, mas o Mundial vai ser sempre o Mundial. O Mundial é as nossas Olimpíadas, as Olimpíadas dos atletas de Jiu Jitsu, é o que nos da o nome, é o nosso sonho. Quando você começa a entender o que é Jiu Jitsu, e você se transforma num atleta, seu principal objetivo é ganhar um campeonato mundial, e vai continuar sendo sempre, acho que para o resto da história, o campeonato mais importante, mais sonhado por todos os atletas. Em busca de outros campeonatos que oferecem maior premiação, os atletas estão indo. Mas a organização, a história, toda essa passagem que tivemos até hoje nos mundiais, ela supera toda essa parte financeira que os outros campeonatos oferecem. Se conseguíssemos conciliar os dois seria excelente, mas o Mundial acaba não pagando dinheiro e os campeonatos que pagam dinheiro não têm o privilégio de uma organização tão boa como o Mundial tem. Então vai continuar por um bom tempo.