Finalmente a espera acabou, o Rio de Janeiro volta a receber o maior evento de MMA do mundo. O UFC 283 conta com um dos maiores cards da história da organização, serão 15 lutas com inúmeros brasileiros, inclusive vários se enfrentando entre si.
Quando foi anunciado, o evento parecia que não teria um card à altura de sua volta ao Brasil, mas mudanças foram feitas, e agora teremos 2 disputas de cinturão.
Veja tudo sobre o evento aqui no Venum Blog.
Glover busca recuperar o cinturão contra Jamahal Hill
Glover Teixeira tem a chance de conquistar o cinturão vago dos meio pesados no Main Event do UFC rio, neste sábado. O cinturão da categoria está vago, após o campeão Jiri Prochazka se machucar no treino. Após deslocar o ombro em uma sessão de wrestling, os parceiros de Jiri tentaram recolocá-lo no lugar por conta própria, o que agravou o trauma. Segundo Dana White, o atleta vai ficar fora por quase um ano e esta é uma das piores lesões de ombro da história do UFC.
Jiri Prochazkase tornou campeão após derrotar Glover Teixeira, a revanche aconteceria no Rio. Com o cinturão vago, Teixeira agora enfrenta o americano Jamahal Hill. Hill vem três vitórias consecutivas, sendo a última sob Thiago Marreta.
Figueiredo e Moreno disputam cinturão no Rio
Pela primeira vez na história do UFC, dois atletas vão se enfrentar por 4 vezes. O fato inédito terá como palco o Co-Main event do UFC 283. A trilogia deixou os lutadores literalmente empatados, um empate, e uma vitória para cada um.
O brasileiro Deiveson Figueiredo ganhou a última luta entre os três, e é o atual campeão da categoria. O mexicano Brandon Moreno teve que fazer mais uma luta, quando derrotou Kai Kara France, e agora busca mais uma vez a cinta no Brasil.
Main card conta com 5 brasileiros
Fora as duas disputas de cinturão nas lutas mais importantes da noite, o main card do UFC 283 ainda conta com outros 3 brasileiros.
Gilbert Durinho tenta voltar para a coluna dos vitoriosos contra o veterano Neil Magny, Jessica Andrade tenta carimbar mais uma disputa de cinturão contra Lauren Murphy e Johnny Walker tenta sua segunda vitória seguida contra o escocês Pual Craig.
Card Preliminar do UFC 283 tem 10 lutas em um mix de veteranos e estreantes
Em um dos cards preliminares mais longos da história do UFC, uma infinidade de brasileiros vão estar animando a torcida local.
A lenda Maurício Shogun Rua faz sua última luta no UFC, encerrando um ciclo cheio de história de um dos maiores nomes do evento.
O veterano Gregory Rodrigues, que vem em ótima fase no UFC, enfrenta o estreante compatriota Bruno Ferreira, que é invicto na carreira e nunca precisou fazer uma luta até o fim.
Outra luta entre brasileiros, que também envolve um veterano versus um estreante, é o combate entre o representante da ATT Thiago Moises e o novato Melquizael Costa.
Gabriel Bonfin é outro brasileiro que estréia no evento, o Marretinha ganhou a chance de entrar no UFC após uma vitória no Dana White Contender Series.
Os outros brasileiros escalados para o evento são Jailton Almeida, Luan Lacerda, Ismael Bonfim, Warlley Alves, Josiane Nunes e Saimon Oliveira.
Confira o card completo do evento abaixo.
UFC 283
21 de janeiro de 2023, no Rio de Janeiro
CARD PRINCIPAL (0h, de Brasília):
Peso-meio-pesado: Glover Teixeira x Jamahal Hill
Peso-mosca: Deiveson Figueiredo x Brandon Moreno
Peso-meio-médio: Gilbert Durinho x Neil Magny
Peso-mosca: Jéssica Bate-Estaca x Lauren Murphy
Peso-meio-pesado: Johnny Walker x Paul Craig
CARD PRELIMINAR (20h, de Brasília):
Peso-meio-pesado: Mauricio Shogun x Ihor Potieria
Peso-médio: Gregory Robocop x Brunno Hulk
Peso-leve: Thiago Moisés x Melquizael Costa
Peso-meio-médio: Gabriel Marretinha x Mounir Lazzez
Peso-pesado: Shamil Abdurakhimov x Jailton Almeida
Peso-leve: Ismael Marreta x Terrance McKinney
Peso-meio-médio: Warlley Alves x Nicolas Dalby
Peso-pena: Josiane Nunes x Zarah Fairn
Peso-galo: Luan Lacerda x Cody Stamann
Peso-galo: Daniel Marcos x Saimon Oliveira