O açaí é um fruto originário do Norte do nosso país, e ficou na região por milhares de anos antes de ser descoberto pelo resto do mundo.

Quem não é do norte estranha, mas o açaí original é servido com camarão, peixe frito, charque e farinha d’água. Bem diferente das coberturas doces como banana, leite ninho, granola e até leite condensado usadas no resto do país.

Comida de substência para o povo do Norte, um prato de açaí com farinha pode passar fácil das 500 calorias.

História e lendas

O açaí é consumido por índios, caçadores e coletores na Amazônia por milênios. Por mais que se assemelhe a uma amora, ou um mirtilo, o açaí é um caroço duro e precisa ser amassado, por isso só pode ser consumido em forma de pasta ou líquido.

Existe uma lenda indígena que conta como o fruto surgiu na Amazônia. Segundo os índios, uma aldeia aonde atualmente é situada a cidade de Belém do Pará não parava de crescer. Já não havia mais alimentos para todos os índios. O pajé então ordenou a matança de todos os recém-nascidos para um controle populacional.

Sua fila, Içá, estava grávida, e também não escapou da lei.

Ela pediu a Tupã para acabar com este sofrimento. Ao ouvir um som da floresta, Içá sumiu uma noite. No outro dia, os outros índios a encontraram no pé de uma palmeira, que iria se espalhar e alimentar toda a população local, acabando com as mortes.

Do Pará para o Mundo

O Pará ainda é o grande consumidor do açaí, ficando com grande parte da produção. Mas desde os anos 2000, o açaí tem invadido o resto do país e do mundo.

Um dos motivos da popularidade são os mix feitos com o alimento para exportação. Dificilmente você vai achar açaí puro longe do Pará, as misturas que ingerimos no resto do planeta normalmente tem xarope de guaraná e outras substâncias para deixar a comida mais doce e cremosa.

Família Gracie

A Família Gracie foi responsável por unir o açaí com o esporte. O costume do Norte foi apresentado pela família para os lutadores de Jiu Jitsu, e logo virou febre no Rio de Janeiro.

O surf, que sempre andou lado a lado com a arte marcial na Cidade Maravilhosa, logo abraçou também a novidade. E foram os surfistas que acabaram levando nossa especiaria par ao resto do mundo. Hoje em dia você encontra tigelas de açaí na maioria dos países aonde esportas radicais e estilo de vida saudável são populares.

Qual sua receita favorita de açaí? Não deixe de comentar.

Fotos: Tudo Gostoso, O Liberal, Na Pracinha, Brasil Amazônia Agora, Embrapa, Fast Açaí e Orla Rio.