Hoje o Venum Blog vai contar a história de Joe Gans. Gans foi um dos primeiros estudiosos da história do boxe. O atleta americano foi considerado o maior peso leve de todos os tempos por Nat Fleischer, fundando da revista Ring Magazine, e maior jornalista de boxe dos Estados Unidos.

luva-venum

Joe foi o primeiro afro americano campeão de boxe no século 20. Título que ele defendeu por mais de 6 anos, contra 13 adversários.

Começo de Carreira

Joe Gans começou a lutar em sua cidade natal de Baltimore. Logo nos primeiros combates, era claro que sua técnica era diferenciada.

joe-gans-boxe-peso-leve

Chamado de “o cientista”, Joe estudava seus adversários como ninguém, e planejava diversos golpes que iria aplicar na luta em uma época que predominavam os brutamontes.

A carreira de um boxeador jovem não era nada fácil naquela época. Joe acabou sendo roubado uma porção de vezes, lutou com adversários mais pesados e chegou a ser obrigado a fazer duas lutas no mesmo dia, saindo vitorioso de ambas.

Os números de Joe Gans

Joe tem números impressionantes na sua carreira. Em 196 lutas, perdeu apenas 12, sendo algumas delas por decisões extremamente duvidosas.

Joe Gans empatou apenas 20 vezes e teve 158 vitórias, sendo 100 delas por nocaute. Estes números brilhantes, somados à inovação que o atleta trouxe para o esporte; renderam a Joe uma indicação ao Hall da Fama do Boxe em 1990.

Títulos

A conquista do título de Joe não veio na primeira tentativa. Gans desistiu do combate com uma lesão no olho no décimo segundo round, e acabou perdendo por nocaute técnico para o então campeão dos leves, Frank Erne.

Erne não teve a mesma sorte dois anos depois, quando Joe Gans o nocauteou no primeiro round na revanche mais esperada do século.

joe-gans-boxe-lendas

O atleta se manteve imbatível por bastante tempo. Não faltaram adversários à altura para enfrentar Joe, mas o campeão venceu um a um. Steve Crosby, Gus Gardiner, Charley Sieger, Kid McPartland, Rufe Turner e Charles “Elbows” McFadden estão entre às vítimas de Joe nas defesas do cinturão.

Aposentadoria e Morte

Joe Gans se aposentou em 1909, após sofrer três derrotas consecutivas. Em 1910, pouco mais de um ano depois de sua última luta, Joe Gans acabou falecendo de complicações da tuberculose com apenas 35 anos.

joe-gans-boxe

Uma estátua de bronze de Joe Gans foi colocada no tradicional ginásio Madison Square Garden, antigamente, a mesma ficava do lado de fora dos vestiários. Os boxeadores batiam no punho esquerdo estendido da estátua de Joe Gans para dar sorte antes das lutas.