O que são Pós-Bióticos?
Os pós-bióticos são compostos bioativos funcionais. Os mesmos precisam de uma matriz para serem gerados. O que acontece sempre durante a fermentação.
Já existem estudos que comprovam que os pós-bióticos podem ser usados para promover a saúde.
O termo pós-biótico é extremamente amplo e abrangente, inclui todos os sinônimos e termos relacionados a esses componentes de fermentação microbiana.
Constituintes Diversas
Os pós-bióticos podem incluir constituintes diversas. Estre eles: frações celulares microbianas, metabólitos, ácidos graxos de cadeia curta, polissacarídeos extracelulares, proteínas funcionais, lisados celulares, ácido teicóico, muropeptídeos derivados de peptidoglicano e estruturas do tipo pili.
Consenso da comunidade científica
Já existe um consenso na definição de pré e pró bióticos, o mesmo não acontece com os pós-bióticos.
As pesquisas feitas até agora indicam que os pós-bióticos podem ter efeitos imune moduladores diretos e clinicamente relevantes. Os pesquisadores também acharam evidências da eficácia do uso de pós-bióticos em indivíduos saudáveis para melhorar a saúde geral. O mesmo acontece com pessoas enfermas, os pós-bióticos podem aliviar os sintomas de uma variedade de doenças, como cólica infantil e dermatite atópica além de diferentes causas de diarreia.
A nutricionista americana Keri Gans é uma das entusiastas dos pós-bióticos. Segundo a profissional, uma pesquisa científica confirmou que os pós-bióticos podem ajudar a manter um sistema imunológico saudável, apoiar um sistema digestivo funcional e ajudar a equilibrar o micro bioma em nosso intestino.
Gans também afirma que os pós-bióticos podem reduzir a inflamação no corpo e possivelmente ajudar a prevenir o diabetes tipo 2. Embora os pós-bióticos tenham sido considerados benéficos para a sua saúde geral, a comunidade científica ainda não sabe claramente como eles funcionam.
Aonde encontrar os Pós-Bióticos
Você já pode encontrar produtos à base de pós-bióticos em lojas de suplementos alimentares e algumas farmácias. Mas os mesmos também podem ser consumidos a partir de alimentos naturais.
Os pós-bióticos são extremamente abrangentes e podem encontrados em qualquer alimento que tenha sido fermentado por bactérias vivas. Kefir, kimchi, chucrute, tempeh, iogurte e algumas conservas de vegetais são terreno fértil para essa substância.
Pós-bióticos tem contraindicações?
Os pós-bióticos são geralmente seguros, mas podem haver algumas reações não muito agradáveis para algumas pessoas.
Atletas que tem o sistema digestivo sensível, devem ter o dobro de cuidado ao ingerir pós-bióticos, principalmente em época de campeonatos e treinos intensos. Essa substância age de forma diversa no sistema digestivo de cada indivíduo, e você não quer fazer visitas constantes ao banheiro nos momentos mais importantes da sua carreira.
Caso decida tomar pós-bióticos, não esqueça de antes conversar com seu médico.
Bons treinos.