Hoje o Venum Blog conta a história de outra grande lenda do boxe. O escolhido da vez é Ralph Giordano, mais conhecido como Young Corbett III.

O ítalo-americano foi um dos destaques do esporte na década de 30.  Young Corbett III é considerado um dos melhores canhotos de todos os tempos, e um dos primeiros a causarem problemas aos adversários pela sua base trocada. Além de golpes fortes, Young era extremamente veloz e tinha uma garra como poucos.

O Começo

Ralph Giordano nasceu na Itália, mas veio ainda bebê para os Estados Unidos. Depois de morar na Pensilvânia por alguns anos, acabou se mudando para a Califórnia.

Young começou no boxe com apenas 14 anos, e ainda adolescente viajou para uma cidade vizinha e conseguiu uma luta em cima da hora. Foi nocauteado por um lutador mais velho e ganhou sete dólares pelo show.

Depois de e formar na escola secundária, ele se aprimorou no boxe. Nesta época que ganhou seu apelido por se parecer com um lutador mais velho.

Carreira Profissional

Young Corbett III lutou com os melhores do seu tempo, sofrendo apenas 5 derrotas em suas 75 primeiras lutas profissionais. Ele anotou vitórias contra lendas do boxe como Young Jack Thompson, Jack Zivic, Sgt. Sammy Baker, Jackie Fields e Ceferino Garcia.

Em 1933, mesmo com a mão quebrada, conquistou o campeonato mundial dos meio médios. Mas apenas três meses depois, ele foi destronado por Jimmy McLarnin em um nocaute no primeiro round.

Categoria dos Médios

Após perder seu título, Young Corbett III subiu para os pesos médios. Depois de derrotar grandes nomes da categoria como Gus Lesnevich e Mickey Walker, acabou sendo campeão em 1938 depois de vencer Fred Apostoli.

Na sua revanche contra Apostoli no mesmo ano, Young Corbett III acabou perdendo seu cinturão.

O atleta lutou até 1940, terminando sua carreira com um cartel de 123 vitórias, 11 empates e 17 derrotas.

Young Corbett III morreu em 1993, após batalhar décadas contra o Alzheimer. Uma estátua em homenagem ao lutador foi erguida em Fresno, na Califórnia.