Willie Pep, imteligência e classe na Nobre Arte

Pep, ou Guglielmo Papaleo, foi um dos poucos atletas leves que entraram para a história do esporte. O americano brilhou no esporte durante os meados do século passado.  O ítalo-americano é considerado o melhor peso pena de todos os tempos. Muitos críticos também falam que ele foi o melhor atleta a aplicar o boxe puro no ringue.

willie-pep-gloves

Ele vem de uma leva de ótimos boxeadores filhos de imigrantes italianos nos Estados Unidos, a mesma que revelou o invicto Rocky Marciano. Os jornalistas não poupavam palavras para descrever o estilo de Willie no ringue. Dizima que aprecia estar dançando sozinho, com uma orquestra o acompanhando.

Willie Pep certa vez ganhou um round sem deferir sequer um golpe. Apenas com esquivas mágicas, desequilibrava o adversário para todos os lados.

Willie Pep fez 240 lutas profissionais

willie-pep-boxing

O pequeno Pep aprendeu a lutar para proteger seu material de trabalho ainda quando criança. O lutador era engraxate em uma comunidade italiana no estado de Connecticut. Willie sempre era o menor do grupo,e teve que aprender boxe para poder se defender.

O atleta ganhou diversos títulos como amador, e se profissionalizou em 1942. Pep lutou um total of 1,956 rounds, nas 241 lutas. Um número impressionante até para época, antes das nova legislações os atletas faziam diversas lutas no mesmo mês.

willie-pep-boxe

Willie Pep só conheceu a derrota depois de 63 lutas, foi uma das suas 11 derrotas na carreira. Ele foi campeão durante quatro anos na sua carreira. Willie não saiu do esporte depois da aposentadoria, trabalhava como fiscal e juiz de algumas lutas.

O lutador coleciona inúmeros prêmios e menções, e acabou sendo incluso ao Hall da Fama do Boxe em 1990. Willie Pep morreu por complicações da doença de alzheimer em 2006, mal que assola diversos veteranos do esporte.