“Olha, ele está fazendo sua quadragésima quinta luta, não me levem a mal, mas acho que todos esses combates ao longo dos anos estão cobrando um preço alto do Wanderlei, não acho que ele vai conseguir chegar perto de vencer Brian Stann na noite de hoje. ”

As palavras acima foram ditas por um jornalista, poucos minutos antes do UFC on Fuel TV 8, que trabalha até hoje em um dos principais sites de MMA do mundo. Ao terminar sua fala, logo foi rebatido com veemência por seu colega de bancada.

“Eu posso apostar meu dinheiro contra qualquer um, menos contra o Wanderlei Silva, o cara é uma verdadeira lenda e foi o responsável por eu me apaixonar pelo esporte. ”

A palavra lenda raramente é usada com propriedade. Qualquer veterano é chamado de lenda nesse esporte relativamente novo. Lenda não é um título que pode ser atribuído apenas a grandes atletas que comemoram cinturões, recordes e vitórias.

Lenda é quem foi pioneiro no esporte, mudou o rumo do MMA e fez história em momentos mágicos. Lenda é quem vai além do ringue, e deixa um legado de superação, esforço e coragem.

O segundo jornalista estava certo. Não só no fato de Wand ser uma verdadeira instituição no nosso esporte, mas também na aposta da luta da noite.  Wanderlei saiu vencedor por nocaute, em um dos combates mais eletrizantes de todos os tempos.

Recordes são palavras, cinturões acabam sendo objetos materiais e medalhas pedaços de metal, guardados em alguma sala de troféu na casa do atleta. A verdadeira herança é como tudo isso foi conquistado. A história não é uma linha que só sobe, rodeada de um mar de rosas.

O primeiro jornalista não foi a primeira pessoa a duvidar de Wand, tão pouco a última. O garoto de 13 anos que entrou na academia pela primeira vez tinha um Monte Everest pela frente. Como enxergar futuro em um esporte que sequer existia oficialmente? Desencorajado por alguns familiares, descreditado por outros atletas e pela mídia especializada, e muitas vezes questionado após suas derrotas, Wand não ouviu ninguém. Nada falava mais alto que sua vontade de viver de uma paixão e representar o Brasil em todos os continentes do mundo.

Ele foi, viu, venceu, e calou seus críticos inúmeras vezes. Isso é lendário.

Mais que todas as medalhas que descansam em Curitiba, seu maior legado é esse carinho com absolutamente todas as pessoas que cruzam sua frente. Quem imaginou que por trás de sua voracidade no ringue existia um oceano de carisma e humildade?

Desmistificando a falsa ideia que todo lutador é marrento e carrancudo, hoje o Wand nos faz sorrir com seu humor rápido e ácido, nos faz vibrar com seus empreendimentos dentro e fora do esporte, e é exemplo de lealdade com seus amigos e ideais.

A Venum Brasil orgulhosamente acompanhou de pertinho essa saga digna de qualquer filme épico. Que sua história continue servindo de inspiração para milhares de jovens sonhadores, que assim como você no passado, estão dando o primeiro passo da maior escalada de suas vidas.

Parabéns Wand, estes são os votos de todos aqui na Venum Brasil.