Dicas para escapar do Cem Quilos

O cem quilos é uma posição que causa pânico entre os iniciantes no Jiu Jitsu. A incapacidade de se movimentar, principalmente se seu adversário for mais pesado, não é nada confortável para quem está começando no esporte.

Dicas-para-escapar-do-Cem-Quilos-kimono

Mas existem diversas maneiras de você escapar desta posição de domínio desconfortável, inclusive algumas finalizações. O Venum Blog garimpou as dicas de diversos especialista para facilitar a hora do perrengue na hora do rola ou da luta. Veja as dicas aqui.

Dicas para escapar do Cem Quilos

  • Aprenda a respirar sob pressão. Mesmo na posição de cem quilos, ou montada, não esqueça de respirar antes de tentar qualquer fuga. A respiração correta vai ajudar você a pensar melhor e não entrar em desespero. é comum respirar apenas esporadicamente em situações de perigo, isto vai deixar uma posição ruim ainda pior.
  • Escolha algum adversário que você tem mais facilidade de treinar, ou ganha dele normalmente. Deixe ele passar sua guarda para o Cem Quilos. Isto vai te dr mais confiança de treinar e escapar desta posição mais difícil.
  • Lembre-se de usar as técnicas que seu professor ensinou. Não faça força desnecessária apenas empurrando seu adversário. Além de cansar rapidamente, você pode entregar uma chave de braço ou um estrangulamento.

Dicas-para-escapar-do-Cem-Quilos-bjj

  • Caso você tenha tempo, fique um tempo a mais no tatame com algum parceiro. Faça ele ficar na posição de cem quilos, e tente escapar constantemente. A melhor maneira de se habituar com uma situação de desconforto no tatame e ficar nela por muito tempo.
  • Não esqueça de sempre defender a montada. Se o cem quilos já é ruim, pode piorar.

Dicas-para-escapar-do-Cem-Quilos-jiu-jitsu

  • Antes de tentar qualquer escapada do cem quilos, crie espaço! Treine a ponte e exercite sua lombar e abdômen. Força por si só é ineficaz na arte suave.
  • Treine as esgrimas, em pé e no chão. Esgrimar seu adversário é um grande passo na hora de escapar do cem quilos.