Veja como prevenir lesões no seu joelho no Jiu Jitsu

Poucas lesões assustam um praticante de Jiu Jitsu como alguma torção ou ruptura no joelho. Não é por menos, a articulação é uma das mais usadas na luta, e tem que estar em perfeito estado para qualquer posição.

Estudos mostram que nas lutas agarradas o joelho é a parte do corpo que mais sofre com lesões. Já em lutas em pé, seria a cabeça e problemas no ombro e quadril.

evitar-lesões-no-joelho-no-jiu-jitsu-alongamneto

Acidentes e acasos acontecem, principalmente se você treina diariamente com intensidade. Mas existem algumas dicas que podem ajudar você a prevenir a lesão mais temida do tatame.

O ligamento cruzado é estudado com afinco por médicos desportistas no mundo todos, e já existem alguns consensos de como ajudar os atletas.

Dicas para blindar seu joelho contra lesões no Jiu Jitsu

– A musculação é obrigatória para quem compete ou treina com intensidade, principalmente se você não estiver mais na juventude. Treine se corpo como um todo, e não esqueça o alongamento. Você vai ver a evolução em poucas emanas, além de proteger seu joelho contra lesões. Outras partes do corpo também vão ficar mais fortes, não transferindo tanto peso e pressão para esta articulação delicada.

evitar-lesões-no-joelho-no-jiu-jitsu-musculação

– A Pliometria pode ajudar a evitar lesões no joelho. Esta prática é uma forma de exercício que busca a máxima utilização dos músculos em movimentos rápidos e de explosão. O mesmo acontece com exercícios com pulos, se feitos da forma correta.

– Treine sua estabilidade e equilíbrio. Se você avançar nestes dois atributos, o risco de uma lesão diminui drasticamente.

– O alongamento é outro ponto importante para blindar seus joelhos. Isso não significa apenas ficar esticando as pernas depois ou antes dos treinos. Mas sim unir força a esses exercícios, reservar algumas horas na semana apenas para estas práticas.

evitar-lesões-no-joelho-no-jiu-jitsu-submission

– Não esqueça de aquecer bem seu corpo antes de qualquer treino, um corpo frio é mais suscetível a lesões.

– As caves que utilizam torções de joelho são muito perigosas. Tenha certeza de bater antes de se machucar por puro orgulho.