Hoje o Venum conta a história de mais um aleta lendário da nobre arte.

luva-venum

Tommy Gibbons é considerado um dos primeiros pesos pesados extremamente técnicos no esporte. Nascido em 1891, no estado americano do Minessota, Tommy viveu os primórdios do boxe profissional; aonde apenas as grandes estrelas ganhavam bastante dinheiro. Dono de um recorde impecável, ele acabou ficando mais conhecido por uma luta em que acabou no pior lado da decisão.

Tommy Gibbons estreou como profissional em 1911

O americano começou a lutar por influência de seu irmão Mike, que também foi um lutador profissional. Tommy estreou como peso meio-médio, conseguindo três nocautes nas três primeiras lutas.

Suas características no começo eram velocidade e uma tática impecável para ir destruindo seus oponentes ao longo da luta.

Tommy-Gibbons-boxer

Mas ao subir de pesos, para a categoria dos pesados, Tommy também adicionou um punch respeitável ao seu repertório.

Tommy Gibbons x Jack Dempsey

Tommy tinha uma carreira sólida, mas nem sempre enfrentava adversários de nome. Depois de vencer 21 lutas por nocaute, sendo dez delas no primeiro round, Tommy ganhou a chance de finalmente lutar pelo título mundial dos pesos pesados.

Tommy-Gibbons-boxe

Seu adversário foi o grande Jack Dempsey, um dos maiores atletas da história do boxe. O campeão fez várias exigências para a luta, uma delas era que ele mesmo levaria seu juiz e também que Tommy só seria pago caso sobrasse dinheiro do pagamento de Jack Dempsey.

O evento acabou acontecendo em uma pequena cidade e teve apenas 7 mil espectadores. Tommy lutou bem, acertando o campeão por diversas vezes com golpes duros, mas acabou perdendo por decisão, e voltando para casa apenas com o dinheiro dos seus custos.

Números de Tommy Gibbons são impressionantes

Tommy-Gibbons-fight

Mesmo que o boxe vivesse outros tempos, com a profissionalização recém engatinhando, Gibbons é um dos atletas mais vitoriosos de todos os tempos. O americano lutou profissionalmente 106 vezes, vencendo 96 lutas, sendo 48 delas por nocaute. Tommy também só perdeu cinco vezes, e sofreu apenas um nocaute na carreira.