Tadahiro Nomura foi o único lutador a ganhar 3 medalhas de ouro nos jogos olímpicos

Tadahiro dominou a categoria masculina até 60 kg por três Olimpíadas consecutivas: Atlanta, Sydney e Atenas.

O japonês também foi campeão mundial em Paris no ano de 1997 e conseguiu uma medalha de bronze em Osaca.

Tadahiro Nomura vem de uma linhagem de campeões no Judô

tadahiro-nomura-judoka

Tadahiro faz parte da terceira geração da sua família envolvida com o Judô. Seu avô era dono de uma academia desde jovem. Seu pai treinou o medalhista de ouro Shinji Hosokawa.

Mas o atleta mais famoso do clã dos Nomura antes de Tadahiro foi seu tio. Toyokazu Nomura ganhou uma medalha de ouro nos jogos de 1972.

O japonês começou a treinar com apenas três anos. Seu espírito competitivo veio das inúmeras batalhas com seu irmão mais velho. A incapacidade de vencer um adversário mais forte o fez treinar até alcançar a excelência. Na juventude Tadashiro já era treinado com lutadores mais velhos por seu pai. Ele já ganhava diversas medalhas nas competições locais, mostrando um talento nato para o Judô.

tadahiro-nomura-japao

O pai de Tadahiro Nomura não colocou pressão nenhum sobre o atleta, a maioria do trabalho era feito por técnicos assistentes. O atleta acha que isso o ajudou a ser o maior campeão de olimpíadas de todos os tempos. A falta de cobrança o fez gostar do esporte.

Tadahiro quase ficou de fora da sua primeira olimpíadas. com apenas 21 anos, ele não tinha conseguido a vaga por méritos e conquistas. Mas acabou entrando nos jogo por ganhar um campeonato nacional, batendo o campeão mundial da época.

Na primeira Olimpíada ele ainda não era ranqueado, teve que fazer o maior número de lutas possíveis para se sagra campeão. O japonês repetiu o feito por duas vezes, se tornando o único atleta a ganhar três ouros na arte marcial japonesa.