Conheça um pouco mais sobre o Sambo aqui!

O Sambo é uma ate marcial moderna russa. Esta pratica esportiva ficou esquecida por muito tempo. Caiu em desuso por estar associada com o regime comunista, e depois por ser considerada inferior com a explosão mundial do Jiu Jitsu. história-do-sambo-russia

Mas o Sambo acabou recuperando sua popularidade com o sucesso dos lutadores russos de MMA, e também a chegada de Putin ao poder, o líder é praticante e entusiasta de esportes de combate.

A luta russa é uma mistura de artes marciais tradicionais; principalmente o Judô e estilos de wrestling da antiga União Soviética. Hoje em dia o Sambo é separado em três estilos.

história-do-sambo-fedor

O esportivo, aonde não valem quedas nem esportes traumáticos. O combate, uma luta bem parecida com o MMA moderno usando o kimono. E o “freestyle”, estilo inventado nos Estados Unidos. Golpes traumáticos não são autorizados, mas todas finalizações estão nas regras.

O esporte é reconhecido desde 1968 pela FILA (Federação Internacional de Lutas Associadas) como um estilo de Wrestling. Entre os grandes lutadores de MMA que vieram do esporte estão: Fedor Emelianenko, Andrei Arlovski e o atual campeão dos leves do UFC Khabib Nurmagomedov.

A história do Sambo na Rússia

história-do-sambo-luta

O russo Vasili Oshchepkov é considerado o pai do Sambo. Vasili foi morar no Japão em um tratado de paz ainda novo. A guerra entre os países havia acabado, e o intercâmbio era incentivado para promover o bem estar entre as nações.

Lá o russo treinou muito Judo e Ju Jitsu, sendo o primeiro russo a receber um grau na faixa preta, e o primeiro europeu a receber dois graus na mesma.

Quando voltou a sua terra natal, Vasili foi trabalhar na inteligência como interprete de japonês. Lá acabou aprendendo técnicas de guerra e as juntando com seu conhecimento adquirido no oriente.

história-do-sambo-luta-russa

Assim surgia o Sambo. A técnica foi criada para combates bélicos, principalmente para desarmar um adversário na batalha. A luta encheu os olhos de Stalis, que o fez esporte nacional.

Viktor Spiridonov, o melhor aluno de Vasili, foi um dos responsáveis pela evolução e popularização do esporte. Spiridonov viajou por todo seu país mostrando os ensinamentos de seu mestre, além de apender técnicas de wrestling das tribos nativas.

O Sambo apareceu nas olimpíadas de Moscou como apresentação artística, mas não tem previsão de ingressar como esporte oficial.

 

POSTS RELACIONADOS

Entrevista Exclusiva Thiago Marreta – UFC 239
Entrevista Exclusiva Thiago Marreta – UFC 239
Entrevista Lucas Mineiro – Venum Team 2019
Entrevista Lucas Mineiro - Venum Team 2019
Game de luta The King of Fighters faz 25 anos
Game de luta The King of Fighters faz 25 anos