Hoje o Venum Blog apresenta mais uma lenda do boxe mundial, o escolhido da vez é o mexicano Ruben Olivares.

Nascido dia 14 de janeiro de 1947, Olivares foi lutador, ator profissional e é membro do Hall da Fama do Boxe Internacional.

luvas-venum-brasil

Muitos o consideram o maior galo de todos os tempos, principalmente por seus inúmeros títulos.

Extremamente popular em seu país natal, Ruben foi por muito tempo considerado o maior lutador mexicano de todos os tempos. Olivares ainda detém o recorde de mais vitórias em lutas pelo título unificado na história do peso galo.

Ruben Olivares venceu suas 22 primeiras lutas por nocaute

Olivares estreou como profissional em 1964 e venceu suas primeiras 22 lutas por nocaute, normalmente usando o cruzado de esquerda, sua ferramenta mais decisiva.

O título mundial dos galos veio em 22 de agosto de 1969, quando nocauteou o australiano Lionel Rose, no quinto round.

Olivares fez duas defesas de seu título, ambas bem-sucedidas.

Olivares acabou perdendo seu cinturão no dia 16 de outubro de 1970, quando foi nocauteado pelo compatriota Jesus (“Chucho”) Castillo, no 14º round da segunda luta entre ambos.

Recuperação do título

O mexicano ficou menos de um ano seu cinturão. Em abril de 71, Olivares recuperou o título ao vencer uma decisão de 15 rounds na terceira luta contra seu rival.

Depois de recuperar o título, Olivares acabou o defendendo por duas vezes. Em março de 1972, quando foi nocauteado por Rafael Herrera, abandonou a categoria, e passou a competir como peso pena.

Saga entre os penas

Olivares fez bonito na sua nova categoria. Em julho de 74, o atleta ganhou o título vago dos penas da Associação Mundial de Boxe (WBA ), após nocautear Zensuke Utagawa, do Japão.

Após vencer duas defesas de título nos penas, Olivares acabou perdendo o cinturão para o nicaraguense Alexis Arguello, quando foi nocauteado no 13º round em novembro de 1974.

A confiança do mexicano parecia inabalável, mesmo quando era nocauteado, acabava voltando melhor calando muitos críticos.

Título WBC

1975 novamente marcava a carreira do atleta, Olivares nocauteou o americano Bobby Chacon no segundo round para vencer o título do World Boxing Council (WBC).  

Título que Olivares acabou perdendo em sua primeira defesa. O mexicano foi derrotado em uma decisão na luta contra David Kotei, de Gana. O atleta pendurou as luvas em 1981, mas voltou aos ringues para uma luta em 1986 e outra em 1988, perdendo ambas. Sua carreira acabou com o card incrível de 88 vitórias (78 por nocautes), 13 derrotas e 3 empates. Olivares entrou Hall da Fama Internacional do Boxe em 1991.

Carreira no cinema

Antes do surgimento do fenômeno Julio César Chávez, Olivares era considerado o melhor boxeador do México. Ele se tornou uma grande celebridade e tinha amigos na alta sociedade do país.

 Até hoje ele é considerado um herói nacional mexicano.

Olivares trabalhou em 12 filmes na sua carreira de ator, inclusive Las Glorias del Gran Puas, um filme de 1984 baseado na sua própria vida cheio de estrelas do cinema latino americano.