Marciano é uma das maiores lendas do Boxe, o americano foi campeão dos pesos pesados durantes quatro anos, nos anos 50. Rocky é a maior figura dos atletas ítalo-americanos. Os imigrantes tem grande história no esportes, revelaram dezenas de coaches e lutadores.

Eles são representados em filmes como Rocky e O Touro Indomável.

Rocky Marciano detêm o incrível recorde de ser o primeiro atleta a se aposentar sem sofrer nenhuma derrota, feito único na história do boxe até a o fim da carreira de Floyd Mayweather, em 2017.

Rocky Marciano começou no Boxe em 1943

O americano Rocky Marciano nasceu de uma família de imigrantes italianos extremamente pobres. Ele trabalhou em diversos bicos quando criança para sustentar sua família.

Rocky conheceu o basebol antes da luta. Sempre foi seu sonho jogar profissionalmente, mas o temperamento explosivo o fazia se envolver em muitas brigas. Ele acabou conhecendo o boxe  quando foi chamado para servir o exército dos Estados Unidos. Durante o serviço militar, ele começou a lutar para poder fugir das obrigações da cozinha, sua habilidade com as mão o fizeram ganhar quase todas as lutas amadoras no quartel.

Em 1947, Rocky teve a chance jogar Basebol profissional pelo Chicago Cubs, mas não chegou ao time principal em função de uma lesão no braço adquirida no exército.

luvas-venum-brasil

Um ano após perder a chance de realizar o sonho de infância, Rocky se tornou lutador profissional, vencendo suas 16 primeiras lutas por nocautes contra adversários desconhecidos. Muitos duvidaram de seu sucesso por diversas razões: sua idade, sua altura e seu alcance. Mas Rocky Marciano provou a todos o contrário, vencendo grandes nomes do esporte na década de 50.

Rocky tinha 37 vitórias antes de enfrentar o ex-campeão Joe Louis. Louis já estava no final de sua carreira, e foi nocauteado no oitavo round. Rocky chorou após a vitória, pois Louis era um dos seus maiores heróis no esporte.

Rocky foi campeão em 1952 contra Jersey Joe Walcott. O combate foi longo, e Rocky Marciano estava perdendo por pontos, até nocautear seu adversário no 13 round, as lutas eram mais longas na década de 50.

Rocky defendeu seu cinturão por 4 anos, até se aposentar invicto em 56.

Marciano acabou falecendo muito novo, um dia antes de completar 46 anos, em um acidente de avião. Sua carreira nos ringues foi uma das inspirações para a criação dos filmes Rocky, de Sylvester Stallone, assim como outros grandes campeões ítalo americanos de boxe dos Estados Unidos. Em 1999 foi lançado um filme contando sua vida chamado “Rocky Marciano”. Existem vários livros que exploram sua saga, mas devemos destacar o “Rocky Marciano, Biography of a First Son”.