Em 2019, o mundo se despediu de Pernell Whitaker. Um dos maiores lutadores de boxe do nosso tempo. O ex pugilista acabou morrendo atropelado com apenas 56 anos de idade

luva-venum

Pernell era um mestre da defesa na nobre arte, o canhoto ganhou uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 1984 e foi campeão em quatro categorias diferentes de peso como profissional.

Whitaker, também conhecido como Sweet Pea ou Pete, era um atleta extremamente inteligente, que raramente era atingido ou ferido por seus adversários.  Um verdadeiro rei da esquiva.

Infância

Pernell Whitaker nasceu em 2 de janeiro de 1964, e cresceu em um conjunto de prédios populares em Norfolk, Virginia. Pernell dividia um apartamento pequeno com mais 7 pessoas de sua família. Mesmo com dificuldades, o atleta sempre teve boas lembranças da infância e da educação que recebeu dos pais.

Pernell-Whitaker-boxeador

Começo da Carreira

Pernell Whitaker teve um começo de carreira invejável como peso leve: ganhou as luvas de ouro dos EUA (campeonato amador mais tradicional do país) e uma medalha de prata no Campeonato Mundial de Boxe em 1982.

Pernell-Whitaker-boxing

Logo em seguida, vieram a medalha de ouro nos Jogos Pan-americanos de Esportes em 1983 e a desejada medalha de ouro nos Jogos Olímpicos em 1984, seu maior feito como amador.

Pernell Whitaker foi campeão em quatro categorias como profissional

Pernell conseguiu um feito alcançado por poucos, foi campeão mundial em quatro categorias diferentes de peso. Ele começou como leve e foi até meio-médios, retornando aos leves no fim da carreira.

Foram um total de 46 lutas, com 40 vitórias, 4 derrotas e 2 empates. Pernell enfrentou nomes de peso durante a carreira como Oscar De La Hoya, Wilfredo Rivera, Julio César Vásquez, Julio César Chávez e Félix Trinidad.

Prêmios e legado

No ano de 1989, Pernell Whitaker ganhou o prêmio de Lutador do Ano da revista The Ring e também ficou no topo da lista da Boxing Writers Association of America.

Pernell-Whitake-boxe

Ele ainda detém o recorde do mais longo reinado do campeonato unificado de peso leve da história do esporte, com um total de seis defesas de título.

Whitaker sempre aparece nas discussões quando o assunto é a defesa no esporte. Grandes atletas da atualidade assistem suas lutas para aprender sua movimentação e equilíbrio dentro de um ringue. Curtiram? Não deixe de comentar qual atleta você quer ver a história por aqui.