Joe Frazier 1944 – 2001

Frazier foi um dos atletas mais agressivos na nobre arte. Sua mão esquerda era temida por todos os pesos pesados na época dourada do boxe. Conhecido por sua rivalidade contra Muhammad Ali, Frazier permaneceu como campeão mundial por um bom tempo em uma categoria recheada de feras.

joe-frazier-gloves

Joe era o irmaõ mais novo em uma família de 12 filhos. Seus pais arrendavam terra na Carolina do Sul, mas a maior parte da colheita ficava com os donos da fazenda. Ainda pequeno, Frazier sonhava em ser lutador de boxe. Fã incondicional do xará Joe Louis, o garoto enchia sacos de batata com feno e treinava socos em seu quintal.

Frazier se mudou para Nova Iorque em busca de emprego ainda muito novo, mas acabou caindo no crime por más influência, e a terrível crise que assolava o país na época.

o medo se der preso fez Joe se mudar pára a Filadélfia, aonde trabalhava em um açougue. A paixão pelo boxe não sumira, ele treinava socos em carnes congeladas no frigorífico. Lembrança que ficou eternizada no filme clássico Rocky.

Joe Frazier ganhou ouro nas Olimpíadas de Tóquio

Joe Frazier começou a boxear em 1961. Era um atleta indisciplinado e cru. Mas seu talento bruto chamaram a atenção do técnico Yank Durham. Com Dyrham, Joe brilhou como amador. Ganhou diversos títulos no Golden Gloes, e foi campeão olímpico em 1964 no Japão.

joe-frazier-boxe

Frazier se tornou campeão profissional quatros anos depois do triunfo em Tóquio. Seu cinturão veio de forma inusitada, ele herdou a título de Ali. Ali perdeu sua coroa e a licença para lutar por se negar a servir no Vietnã.

A maior trilogia do Boxe

joe-frazier-bpxing

Frazier conseguiu a maior vitória de sua carreira na primeira luta contra Ali. No Madison Square Garden lotado de celebridades, a lenda do boxe sofria sua primeira derrota.

joe-frazier-lendas-do-boxe

Joe ficou rico e famoso com esta vitória, mas nas duas lutas seguintes da trilogia acabou não tendo a mesma sorte. Ali saiu vencedor de ambos os combates. Frazier acabou se aposentando em 1976, com 32 anos. O atleta perdeu a batalha contra o câncer em 2001, falecendo na Pensilvânia, cidade que ele começou a lutar.