Jimmy McLarnin, ou “A Aranha de Belfast”, é a lenda da Nobre Arte escolhida pelo Venum Blog este mês.

Quem acompanha o começo do boxe, já sabe, nenhum outro esporte foi palco de tantas tragédias e histórias tristes. Um lutador dedicado que foi roubado por promotores ou empresários; o velho guerreiro que já deveria estar aposentado, mas ainda tinha que lutar para sustentar a família e também o jovem promissor que sofreu um nocaute e nunca mais foi o mesmo aos olhos dos fãs.

luvas-venum-brasil

Mas dentre tantas histórias tristes no crescimento no esporte, existem outras que se diferem. Alguns pugilistas parecem ter sido tocados pelos deuses do boxe antes de nascerem, este foi o caso de Jimmy McLarnin, um dos maiores lutadores que pisaram em um ringue.

Começo da Carreira

Nascido em 1907, em Hillsborough, uma cidade na Irlanda, Jimmy e sua família imigraram para o Canadá quando o lutador ainda era jovem.

Foi em Vancouver que seu talento foi descoberto por Charles “Pop” Foster, um lutador local que era amigo do seu pai.

Charles logo convenceu o pai de Jimmy a construir uma academia de boxe improvisada no quintal. Foster começou a ensinar ao jovem a arte do boxe, e antes de completar 16 anos, Jimmy já detinha o título amador dos pesos-moscas da Colúmbia Britânica. Alguns meses depois, ele venceu sua primeira luta profissional no Canadá.

Mudança para California

Em 1924, Foster e McLarnin partiram para a Califórnia, onde poderiam ganhar muito mais dinheiro que no Canadá.

Com apenas 16 anos, McLarnin não podia ingressar em lutas profissionais no seu novo estado. A única opção foi alterar sua certidão de nascimento para parecer mais velho. Mesmo assim, seu apelido foi dado como “Baby Face”, ou cara de bebê.

Em alguns meses, McLarnin já estava competindo uma vez por semana em Oakland e Los Angeles.

Logo notaram que era um pugilista dinâmico, mas com muito poder.

Em pouco mais de um ano, McLarnin conseguiu dezenove vitórias antes de sofrer sua primeira derrota, para o futuro campeão dos galos Bud Taylor.

Herói entre os imigrantes

Apesar da derrota, McLarnin foi escalado para uma luta sem título contra o então campeão mundial peso-mosca, Pancho Villa.

Jimmy acabou surpreendendo a todos, e ganhando a luta por decisão. Pancho na época sofria uma grande infecção dentária, que acabou tirando sua vida poucos dias após a luta.

Foster e McLarnin

Em 1928, com apenas 21 anos, McLarnin já era um profissional experiente com uma reputação sólida. Sua estreia no Madison Square Garden, meca do boxe em Nova York, atraiu uma multidão.

Nesta noite, Jimmy nocauteou no primeiro round Sid Terris, e logo virou um verdadeiro ídolo entre os imigrantes irlandeses americanos.

Mesmo ainda sem um título, qualquer luta de Jimmy atraia um número absurdo de pessoas.

Caminho até o título

O caminho ao título foi duro para Jimmy, mãos quebradas acabaram sendo pedras no caminho do lutador em diversas ocasiões.

Quando Jimmy estava próximo de disputar o título, acabava sofrendo uma lesão ou uma derrota.

Mas sua chance chegou em 1933, quase dez anos depois que deixou o Canadá.

Jimmy derrotou a lenda do boxe Young Corbett III no primeiro round, e foi proclamado o campeão mundial indiscutível dos meio-médios. Jimmy fez uma pausa bem merecida, esperando quase um ano inteiro antes de defender seu título. A defesa aconteceu no primeiro de três confrontos altamente competitivos contra o grande Barney Ross.

A trilogia com Barney Ross

No meio da Grande Depressão, uma multidão de sessenta mil pessoas lotou as arquibancadas para ver o confronto estre as duas feras.

Ross levou o primeiro combate entre os dois, mas 4 meses depois McLarnin recuperou seu título. Ross acabou ganhando a terceira luta entre ambos, e ficando com o cinturão.

Aposentadoria

A essa altura, McLarnin e seu treinador haviam alcançado todos os seus objetivos em terras americanas. Jimmy ganhou títulos mundiais e muito dinheiro, que foi investido com inteligência, fato raro para atletas da época.

Após perder seu título, Jimmy lutou apenas mais três vezes, duas contra o grande Tony Canzoneri, perdeu a primeira e ganhou a segunda luta. Sua aposentadoria, com apenas 32 anos, aconteceu com uma vitória sobre Lou Ambers.

Jimmy McLarnin faleceu em 2004, com 96 anos, em uma casa de repouso no estado de Washington.