A importância do descanso na evolução da sua prática esportiva

Treinar bastante é a chave para o sucesso, mas o descanso entre as atividades é de igual importância. Deu corpo precisa se recuperar para a próxima atividade física.

importância-do-descanso-treino

Boa alimentação, horas satisfatórias de sono e o intervalo necessário entre as práticas podem ajudar na sua recuperação. Veja porque descansar é tão importante quanto ir para academia.

Importância do descanso na sua rotina de treinos

  • Descansar faz você evitar diversas lesões. O uso excessivo dos músculos pode causar lesões sérias. Atletas costumeiros conseguem perceber melhor até aonde o corpo aguenta, este auto conhecimento não existe entre os iniciantes.
  • Pular dias de descanso pode resultar em ausências prolongadas devido a lesões. É mais provável que você perca o equilíbrio, erre uma posição ou tropece enquanto se exercita quando seu corpo e mente estão desgastados. Você corre o risco de lesões por uso excessivo também porque coloca seu corpo sob constante estresse e tensão sem dar o tempo necessário para curar.
importância-do-descanso-depois-do-treino

  • Descansar vai ajudar seu sistema imunológico a se recompor. Ele estará trabalhando duro para recompor músculos e juntas, o que pode enfraquecê-lo, aumentando a possibilidade de uma doença ou lesão.
  • Sua saúde mental pode piorar sem descanso. Mesmo que seu corpo esteja bem, a fatiga mental pode atrapalhar na sua performance na academia. Você terá menos foco, vontade e concentração nos exercícios.
  • O excesso de treino não vai fazer dormir melhor. Seu corpo vai ficar em estado alerta por muito tempo, impossibilitando o sono profundo.
  • Se você treinar muito sem fazer pausas, seus ganhos de condicionamento físico podem parar ou até reverter. O exercício causa a liberação de hormônios do estresse e, assim como trabalhar longas horas sem pausas, pode ser prejudicial à saúde. 
  • Todos nós já experimentamos isso. Você acabou de completar 30 segundos de exercício intenso como parte do seu treino, seu corpo lhe diz que não vai mais poder treinar. Então, depois de apenas 20 segundos, você está preparado para para outra série intensa com vigor.

    Os dias de descanso são assim. Fazer uma pausa permite que seu corpo e mente relaxem, rejuvenesçam e se recuperem. Você será capaz de dar ao seu treino subsequente o esforço necessário para obter resultados, porque seus músculos estarão menos cansados ​​e desgastados.

  • Durante o sono o corpo libera diversos hormônios para quem está buscando ganho de massa magra.