História do Wrestling começou na antiguidade dos Jogos Olímpicos

As Olimpíadas de Tóquio acabaram sendo adiadas para 2021 por questões sanitárias. O fato é inédito na história dos jogos,e vai exigir um trabalho ardoroso do COI para relocar patrocinadores, contratos e atletas. Os fãs dos esportes vão poder assistir as competições com segurança exatamente um ano depois da data original. Agora que tal matar um pouco da ansiedade com a história de um dos esportes mais tradicional dos jogos?

O Wrestling, ou Luta greco-romana, é um dos esportes mais antigos dos Jogos. Não só dos Jogos, mas é considerada a prática competitiva mais antiga da humanidade. Existem registros de pinturas rupestres, que datam de 3000 AC, mostrando homens lutando sem armas.

Durante a idade média, o Wrestling ainda era popular na Europa. Reinados tinham seus próprios representantes no esporte. O wrestling também aparece nas mitologias grega e indiana.

História do Wrestling Olímpico

historia-do-wrestling-nas-olimpiadas

A história do Wrestling nas Olimpíadas começou na antiga Grécia, em 708 AC. O esporte voltou a aparecer no renascimento dos Jogos modernos, em 1896 na Grécia. O esporte então participou de todos os jogos da era moderna, menos em Paris em 1900. Os jogos de Prais não tiverem nem cerimônia de abertura ou encerramento.

O Wrestling quase ficou de fora dos jogos, foi votada uma medida que sua última participação seria em 2010 no Japão. O COI ( Comitê Olímpico Internacional) mudou a medida, e o Wrestling continua fazendo parte das Olimpíadas.

historia-do-wrestling-rio-2016

Uma grande corrente ocorreu nas mídias sociais, inclusive com participação de atletas do UFC. O wrestling é um dos maiores provedores e atletas para o esporte nos Estados Unidos e Leste Europeu.

Os Estados Unidos e a Rússia dominam os quadros de medalhas, seguidos por outros países da antiga União Soviética.  O maior atleta de todos os tempos foi o russo Aleksandr Karelin. Vamos torcer para os lutadores brasileiros em 2021, nas Olimpíadas de Tóquio.