Esta luta é uma das formas de combate mais antigas da humanidade. Sua data vem do terceiro século, mas existem outras lutas simulares praticadas em diversos lugares do mundo há milênios.

Algumas destas artes marciais antigas sobrevirão ao presente. O Ssireum da Coréia do Sul, o Boke da Mongólia e o Yagli Gures da Turquia.

O começo do Sumô

Mas o relato mais antigo desse estilo de combate vem do Japão. Lutas de sumô foram descritas em dois livros de história escritos no século oito. Kojiki e Nihonshoki são livros sagrados no país, e misturam ficção com realidade.

a-história-do-sumô-resumo

As apresentações de Sumo aconteciam antes da colheita do arroz, para dar sorte e segurança aos agricultores.

Sumô cresceu no período Nara

A partir do período Nara, a realeza japonesa se interessou pela luta. Os principais combates eram realizados com a presença do imperador.

Na época dos Samurais, a força era importante para os clãs. Famílias contratavam lutadores de sumô e até organizavam campeonatos. Oda Nobunaga, um dos maiores senhores de guerra da época, organizava diversos campeonatos de sumô em sua propriedade.

Profissionalização da Arte Marcial

história-do-sumô

A luta que conhecemos hoje começou a ser estabelecido no período Edo. Torneios eram organizados para arrecadar dinheiro para construção de pontes, escolas, mas principalmente templos.

O Sumô até então era um esporte de elite, depois de sua profissionalização, começou a ser admirado pelas massas japonesas.

A capital do esporte era Edo, atual Tóquio, mas Osaka e Kyoto também eram palcos de grandes combates. A luta estava se tornando muito lucrativa para os organizadores. Ingressos e quadros com pinturas dos lutadores vendiam como água no Japão.

Proibição e atualidade

Os oficiais começaram a ver com outros olhos a luta. O esporte acabou sendo proibido em diversas províncias japonesas, mas acabava voltando pela popularidade entre os cidadãos.

a-história-do-sumô-japão

Para evitar atritos com autoridades, foi criada uma lista com 48 golpes legais, que é usada até hoje.

O sumô ainda é algo muito presente no Japão, e os lutadores são verdadeiros embaixadores da cultura japonês quando viajam pelo mundo.