Henry Armstrong foi o primeiro pugilista a conquistar três cinturões, em três categorias diferentes.

Henry foi um garoto muito pobre do Mississípi. Mas mesmo assim, conseguiu se formar no ensino fundamental com ajuda dos pais.

combos-venum-brasil

Após a graduação, Armstrong foi trabalhar na construção de estradas de ferro. Negócio em expansão na época, nos Estados Unidos.

Cansado da rotina difícil, Henry resolveu apostar no boxe após saber de bolsas milionárias.

Henry começou a lutar no seu estado natal com o pseudônimo de Melody Jackson. Depois ele migrou para Los Angeles, aonde se tornou o lendário Henry Armstrong.

Mesmo tendo lutado profissionalmente no Mississípi, Henry tentou como amador uma vaga no time olímpico americano, ao perder, se profissionalizou novamente.

Henry Armstrong teve uma carreira meteórica

henry-armstrong-boxe

Hnery foi campeão pela primeira vez em 1937, na categoria dos penas. No ano seguinte, mesmo contrariando seuu técnico, Henry subiu duas categorias de peso. E logo se tronou campeão vencendo Barney Ross. Um ano depois, ele baixou de peso, sendo campeão entre os leves.

Seu feito foi inédito até então, sua carreira serviu de inspiração para diversas lendas que mudaram de categoria buscando novos desafios.

henry-armstrong-boxing

O único título que Henry conseguiu manter foi entre os meio médios. Ele falhou  em conseguir se sagrar campeão entre os médios, em um combate que muitos dizem que ele foi roubado. E também acabou perdendo o título entre os leves.

Henry Armstrong acabou tendo problemas com o alcoolismo quando se apesentou. Mas acabou dando a volta por cima se tornando um pastor. Ele trabalhou ajudando jovens problemáticos até morrer em 1988, em Los Angeles.

 

POSTS RELACIONADOS

Joe Louis: Lendas do Boxe
Joe Louis: Lendas do Boxe
Venum Blog: História do Boxe nas Olimpíadas
Venum Blog: História do Boxe nas Olimpíadas
Luta Thor Silva vs Vini – Boxe Amador
Luta Thor Silva vs Vini - Boxe Amador