Depois de meses de espera, o maior evento de MMA do mundo volta ao Brasil. O UFC 301 terá como palco o Rio de Janeiro, berço do esporte no mundo. O Venum Blog preparou um super guia para você que vai curtir ao vivo este momento histórico do esporte no Brasil!
A Cidade Maravilhosa
No coração pulsante do Brasil, o Rio de Janeiro floresceu como uma joia multifacetada, entrelaçando história, cultura e dinamismo econômico-político. Desde os tempos coloniais, suas baías abraçaram a diversidade, abrigando desde as raízes africanas nos sambas das favelas até os traços europeus nos palácios imperiais. Testemunhou o fulgor do café e o declínio da monarquia, emergindo como epicentro da República. Nas curvas de suas ruas, a bossa nova sussurrou liberdade, e nos arranha-céus, o frenesi financeiro ecoou. Hoje, o Rio de Janeiro se reinventa, mesclando o funk com o carnaval, além de startups inovadoras, perpetuando sua saga como um ícone cultural, econômico e político do Brasil.
Entre a beleza e o caos, o Rio, além de capital cultural do país, é a cidade mais importante na história do Jiu Jitsu Brasileiro, do Vale Tudo e do MMA.
Berço do esporte
Em tempos que tudo é questão de debate ou opinião. O Rio de Janeiro continua soberano como o berço do esporte. Desde que Conde Koma trouxe o Jiu Jitsu par ao Brasil, repassando a arte para a família mais famosa das artes marciais, o mundo não foi mais o mesmo. Carlos E Hélio Gracie aprimoraram as técnicas japonesas, criando a luta mais eficaz já conhecida pelo homem. Com mais de cem anos de idade, o Jiu Jitsu brasileiro faz parte da história do Rio.
Todo mundo tem um faixa preta na família, ou é no mínimo um faixa azul por seu próprio mérito. Dos subúrbios mais distantes, até as praias mais badaladas da Zona Sul, a luta une, e tá no sangue do carioca.
Muito antes de qualquer evento do UFC acontecer nos Estados Unidos, Sr, Hélio Gracie era capa do jornal O Globo e colocava um público na Maracanãzinho que causa inveja até em jogos da série A da atualidade.
Neste último século, estes combates que vemos nos octógonos mais famosos do mundo, já aconteciam em nossos ginásios, academias, praias e ruas.
O próprio UFC 1, foi um evento feito para provar a superioridade do Jiu Jitsu Brasileio perante outros estilos de combate. O show lendário viu Royce Gracie atropelar todos seus adversários, que pesavam no mínimo 15 quilos a mais que o brasileiro.
Este é o placo do UFC 301, uma cidade que pulsa luta há mais de cem anos e e foi casa de grandes momentos da história do UFC.
UFC 301 – Pantoja vs. Erceg
Data: 4 de Maio de 2024
Local: Farmasi Arena
Endereço: Av. Embaixador Abelardo Bueno, 3401 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ
Horário: 19 hs
Como Chegar
Localizada na Avenida Abelardo Bueno, a Farmasi Arena conta com um estacionamento disponível, além de contar com estações de BRT localizadas próximas à sua entrada. A forma mais conveniente de acessar a Farmasi Arena é através do BRT. Veja como chegar ao local utilizando transporte público:
- BRT
- Desembarque nas estações “Parque Olímpico” ou “Rio 2”.
- Metrô + BRT
- Após desembarcar na estação Jardim Oceânico (Linha 4), apanhe o BRT até as estações “Parque Olímpico” ou “Rio 2”.
UFC 301: Pantoja x Erceg – Card completo
CARD PRINCIPAL
Cinturão peso-mosca (até 56,7 Kg): Alexandre Pantoja x Steve Erceg
Peso-galo (até 61,2 Kg): Jonathan Martinez x José Aldo Júnior
Peso meio-pesado (até 92,9 Kg): Anthony Smith x Vitor Petrino
Peso-médio (até 83,9 Kg): Michel Pereira x Ihor Potieria
Peso-médio (até 83,9 Kg): Paul Craig x Caio Borralho
Peso-pena (até 65,7 Kg): Jack Shore x Joanderson Brito
CARD PRELIMINAR
Peso-palha (até 52,1 Kg): Karolina Kowalkiewicz x Iasmin Lucindo
Peso-leve (até 70,3 Kg): Elves Brener x Myktybek Orolbai
Peso-pena (até 65,7 Kg): Jean Silva x William Gomis
Peso-leve (até 70,3 Kg): Joaquim Silva x Drakkar Klose
Peso-leve (até 70,3 Kg): Mauricio Ruffy x Jamie Mullarkey
Peso-mosca (até 56,7 Kg): Dione Barbosa x Ernesta Kareckaite
Peso-leve (até 70,3 Kg): Ismael Bonfim x Vinc Pichel
Peso-mosca (até 56,7 Kg): Alessandro Costa x Kevin Borjas
UFC 301 PREVIEW
O Rio de Janeiro sempre foi placo de grandes combates, e a o UFC preparou um grande show com direito a disputa de cinturão para o começo deste maio. Além de Pantoja, que põe seu título à risca no Rio, o evento conta com um grande time da nova geração de atletas brasileiros que estão brilhando na organização. A cereja do bolo do UFC, será a volta de José Aldo, grande lenda do esporte e membro vitalício do Venum Team.
Vamos dissecar cada luta do Card?
Cinturão peso-mosca (até 56,7 Kg): Alexandre Pantoja x Steve Erceg
Fazia tempo que uma disputa de cinturão do peso-mosca não era destaque em uma edição de pay-per-view no UFC. Alexandre Pantoja defende o título da categoria contra Steve Erceg no UFC 301 em 4 de maio, sendo o primeiro evento PPV encabeçado pelo título peso-mosca desde Deiveson Figueiredo vs. Brandon Moreno, no UFC 256.
O UFC 301 tem grandes expectativas após um evento inesquecível do UFC 300. Pantoja chega com uma sequência de cinco vitórias, incluindo uma sobre o ex-campeão Brandon Moreno e duas sobre o principal concorrente, Brandon Royval. O campeão faz sua segunda defesa de título em casa, no Rio de Janeiro, contra um desafiante australiano bem versátil. Erceg recebeu a oportunidade de disputar o título mais cedo do que o esperado, tendo lutado apenas três vezes no UFC. Erceg atualmente ocupa o 10º lugar no ranking oficial do UFC.
O australiano não perde desde 2017, e vem de 11 vitórias seguidas.
Peso-galo (até 61,2 Kg): Jonathan Martinez x José Aldo Júnior
Mesmo no Co-Main event, talvez este combate seja o mais esperado pelo público no UFC 301. José Aldo, o Rei do Rio, volta ao octógono após anunciar sua aposentadoria em 2022. Aldo já foi o protagonista de momentos clássicos em outras edições históricas na cidade, e desta vez não será diferente.
Mesmo longe do octógono por quase dois anos, o atleta nunca ficou parado, se aventurou no boxe e jamais largou o treino. Como adversário, Aldo terá um fã assumido, posição que provavelmente todo lutador do UFC ocupa depois da brilhante carreira do brasileiro.
O americano Jonathan Martinez vem em uma ascendência incrível no UFC, com 6 vitórias consecutivas na organização. Além de querer alcançar os melhores lugares do ranking na categoria e sonhar com uma disputa de cinturão em breve, lutar contra o ídolo pode ser uma motivação a mais para o americano.
Peso meio-pesado (até 92,9 Kg): Anthony Smith x Vitor Petrino
O invicto Vitor Petrino é uma das jovens promessas brasileiras presentes no UFC 301. A categoria dos meio-pesados é recheada de feras, e ele é um dos lutadores para ficarmos de olho. Petrino lutou em março deste ano e busca mais uma vitória contra o veterano Anthony Smith.
Smith luta no UFC desde 2016, tem vitórias contra granes nomes como Maurício Rua, Hector Lombard, Rashad Evans e Alexander Gustafsson. O americano também já disputou o cinturão da categoria, em 2019; quando acabou derrotado em uma decisão unânime contra o então campeão Jon Jones.
Ultimamente, Smith tem tido seus altos e baixos, perdendo a última luta para Khalil Rountree, em dezembro do ano passado.
Peso-médio (até 83,9 Kg): Michel Pereira x Ihor Potieria
Michel Pereira passou e promessa para realidade com atuações e nocautes incríveis no UFC. Com seu estilo pitoresco, o brasileiro tem o poder de surpreender e confundir seus adversários com sua movimentação pouco usual no octógono, o que abre espaço para golpes fulminantes. Com sete vitórias seguidas no UFC, incluindo uma finalização em março deste ano, Pereira mira o topo da categoria lutando em casa. Seu adversário será o ucraniano Ihor Potieria. Potieria tem 3 derrotas e 2 vitórias no UFC, e pretende melhorar seu card na organização contra um nome de peso, o que seria um verdadeiro trampolim no ranking.
Peso-médio (até 83,9 Kg): Paul Craig x Caio Borralho
Com apenas uma derrota na carreira, em um longínquo evento de menor porte em 2015, Caio Borralho é um dos melhores brasileiros no UFC atualmente, anotando 5 vitórias seguidas na categoria dos médios.
Seu adversário será o escocês Paul Craig, que precisa de uma vitória, após 3 derrotas, em 4 lutas.
Peso-pena (até 65,7 Kg): Jack Shore x Joanderson Brito
Depois de estrear com derrota no UFC, Joanderson Brito deu a volta por cima de forma impressionantes, e anota 4 vitórias seguidas, duas por finalização e duas por nocaute. O maranhense busca sua quinta vitória consecutiva contra o atleta Jack Shore, do País de Gales.
Shore tem seis vitórias, e apenas uma derrota no UFC.
Peso-palha (até 52,1 Kg): Karolina Kowalkiewicz x Iasmin Lucindo
Iasmin Lucindo, de apenas 22 anos, é uma grande promessa brasileira no UFC. Vindo de vitória com finalização contra a compatriota Polyana Viana, a cearense tenta mais um trunfo no UFC contra a polonesa Karolina Kowalkiewicz.
Kowalkiewicz vem de 4 vitórias seguidas e mais um resultado positivo na casa do oponente pode possibilitar uma disputa de cinturão em breve.
Peso-leve (até 70,3 Kg): Elves Brener x Myktybek Orolbai
Elves Brener é mais um manauara que está brilhando no UFC. Invicto no evento, com 3 vitórias seguidas, o jovem é uma grande promessa na categoria até 77 quilos. Brener enfrenta o atleta do Quirguistão Myktybek Orolbai. Orolbai estreou com uma bela finalização no UFC, e busca sua segunda vitória no evento em solo brasileiro.
Peso-pena (até 65,7 Kg): Jean Silva x William Gomis
Diretamente da Ilha da Magia, jean Silva faz sua segunda luta no UFC. Depois de vencer sua estreia com um belo TKO em janeiro deste ano, Silva volta ao octógono contra o francês William Gomis. Gomis nunca perdeu no UFC, e vem de 3 vitórias consecutivas.
Peso-leve (até 70,3 Kg): Joaquim Silva x Drakkar Klose
Depois de uma vitória sob a lenda Clay Guida, Joaquim Silva, mais conhecido como Neto BJJ, representa o estado de Goiás no UFC 301. Neto enfrenta o americano Drakkar Klose, que vem de 3 vitórias seguidas no evento.
Peso-leve (até 70,3 Kg): Mauricio Ruffy x Jamie Mullarkey
Tem mais estreia brasileira no UFC 301, o paulista Mauricio Ruffy pisa no octógono mais famosos do planeta depois de uma vitória ano passado por TKO no Dana White’s Contender Series, reality show do chefão do UFC.
Maurício não terá via fácil em sua primeira luta no evento, o atleta de Florianópolis enfrenta o australiano Jamie Mullarkey, que vem de duas derrotas em três lutas e busca redenção no Rio.
Peso-mosca (até 56,7 Kg): Dione Barbosa x Ernesta Kareckaite
Dione Barbosa faz sua primeira aluta no UFC no Rio de Janeiro. A pernambucana ganhou esta chance depois de finalizar sua oponente no Dana White’s Contender Series e busca pisar com o pé direito no maior evento de MMA do mundo. Sua adversária também será uma estreante, a atleta da Lituânia Ernesta Kareckaite.
Peso-leve (até 70,3 Kg): Ismael Bonfim x Vinc Pichel
Após 15 vitórias consecutivas, Ismael Bonfim perdeu seu último combate m julho do ano passado contra o francês Benoit St. Denis. O atleta de Brasília busca a volta por cima no Rio contra o americano Vinc Pichel, que também busca a coluna dos vencedores após perder seu último combate.
Peso-mosca (até 56,7 Kg): Alessandro Costa x Kevin Borjas
O paraense Alessandro Costa abre o card do UFC 301 buscando se redimir de sua última derrota no evento O atleta enfrenta o peruano Kevin Borjas, que também vem de derrota na sua estreia no UFC.
O Que fazer perto da Arena
Não é novidade para ninguém, que as atrações mais famosas do Rio estão na Zona Sul, no centro e em outras regiões da cidade. Mas quem vai estar na Barra da Tijuca, local do UFC 301, também tem um leque gigantes de passeios, restaurantes e praias para curtir.
O que Fazer
Praias da Barra da Tijuca: A Barra da Tijuca é conhecida por suas belas praias extensas, ideais para relaxar, praticar esportes aquáticos ou apenas tomar sol. Recomenda-se a Praia da Barra da Tijuca, a Praia da Reserva e a Praia do Pepê para momentos de lazer à beira-mar. Você também pode esticar seu passeio até o Recreio dos Bandeirantes, que oferece boas ondas, e praias vizinhas paradisíacas como a Prainha e o Grumari.
Surf na Praia da Reserva: Para os fãs de esportes radicais, a Praia da Reserva oferece excelentes condições para a prática do surf. Há diversas escolas de surf na região que oferecem aulas para iniciantes e aluguel de equipamentos para os mais experientes.
Trilha da Pedra da Gávea: Aventure-se em uma trilha emocionante até o topo da Pedra da Gávea, uma das formações rochosas mais imponentes do Rio de Janeiro. A trilha oferece vistas deslumbrantes da cidade e do oceano Atlântico.
Caminhada na Lagoa de Marapendi: Localizada na região da Barra da Tijuca, a Lagoa de Marapendi oferece uma bela paisagem natural, perfeita para uma caminhada relaxante ou um passeio de bicicleta ao redor da lagoa.
Shopping Centers: A Barra da Tijuca é conhecida por seus grandes shoppings centers, como o Barra Shopping, aonde está localizada a loja da Venum, e o Village Mall. Além de oferecerem uma grande variedade de lojas, esses centros comerciais também contam com cinemas, restaurantes e opções de entretenimento.
Aonde Comer
Giuseppe Mar
Se você está buscando uma experiência culinária única na Barra da Tijuca, não pode deixar de conhecer o Giuseppe Mar. Especializado em frutos do mar, este restaurante traz uma atmosfera rústica inspirada na vida marítima. No coração do estabelecimento, um aquário exibe uma variedade de pescados frescos, incluindo lagostas, mexilhões, polvos, robalos e caranguejos. Além disso, as sobremesas são verdadeiros destaques, como o bolo inglês e o irresistível petit gateau. O diferencial aqui é que não se limitam apenas aos frutos do mar brasileiros, mas também oferecem opções de outros países. Com avaliações excelentes no Google Maps, o Giuseppe Mar promete uma jornada gastronômica inesquecível para os amantes da alta culinária.
Endereço: Avenida das Américas, número 3.900, Barra da Tijuca.
Gabbiano Ristorante
Outra joia da alta gastronomia na Barra da Tijuca é o Gabbiano Ristorante. Reconhecido com o certificado de qualidade Ospitalita Italiana, este restaurante é uma garantia de excelência. Sob o comando do chef Romano Fontanive, o Gabbiano oferece uma fusão deliciosa entre sabores brasileiros e italianos. No menu, você encontrará uma variedade de pratos que vão desde frutos do mar até a autêntica comida mediterrânea. As pizzas, risotos, carpaccios e polentas são algumas das especialidades elogiadas. Além da qualidade dos pratos, o ambiente e o serviço são igualmente impressionantes, como confirmado pelas avaliações positivas.
Endereço: Avenida das Américas, número 3.255, Barra da Tijuca.
CT Brasserie
Considerado por muitos como o melhor restaurante francês do Rio de Janeiro, o CT Brasserie é uma parada obrigatória para os apreciadores da culinária francesa. Sob a orientação do renomado chef Claude Troigros, esta casa oferece uma experiência gastronômica refinada e sofisticada. Com influências tanto da culinária francesa quanto brasileira, o CT Brasserie apresenta uma variedade de pratos que incluem aves, carnes grelhadas e, é claro, deliciosos frutos do mar. O bife de chouriço e o filé são algumas das iguarias mais elogiadas, enquanto o bolo inglês e o petit gateau são imperdíveis como sobremesa.
Endereço: Avenida das Américas, número 7.777, Barra da Tijuca.
Tragga Vogue Square
Localizado no Shopping Vogue Square, o Tragga oferece uma culinária argentina de excelência. Com um ambiente contemporâneo e convidativo, este restaurante é especializado em grelhados especiais à moda argentina. Uma verdadeira experiência gastronômica para os amantes de carne.
Endereço: Shopping Vogue Square, Avenida das Américas, 8585, Barra da Tijuca.
Shiso
Para os apaixonados pela culinária japonesa, o Shiso é o lugar certo. Localizado na Avenida Lúcio Costa, este restaurante promete proporcionar o melhor da comida japonesa em um ambiente sofisticado e inspirado na cultura oriental. Com uma variedade de pratos que incluem sushis, sashimis frescos e grelhados japoneses, o Shiso é uma escolha certeira para uma experiência gastronômica memorável. No entanto, lembre-se de fazer uma reserva, pois o atendimento é exclusivo para clientes com reserva antecipada.
Endereço: Av. Lúcio Costa, 9600 – Barra da Tijuca, Rio de Janeiro – RJ, 22795-007
Para quem curtir um lugar cheio de bares, restaurantes lojas e vida noturna, a dica é a Avenida Olegário Maciel, point de encontro de segunda a segunda!
Um bom UFC 301 a todos!