Quer uma resposta direta e curta? Sim.

Mas ainda não saia correndo para a sala de musculação, vamos ver o que os especialistas têm a dizer sobre o assunto.

Mesmo que você ainda possa se exercitar e praticar esportes com uma hérnia de disco, esta nova condição vai exigir que você tenha alguns cuidados importantes.

Antes de tudo, você precisa conhecer melhor sua lesão.

O que é uma hérnia de disco?

A colunado do ser humano consiste em pequenas seções de osso chamadas vértebras. Entre cada um desses ossos, está presente um disco intervertebral.

Estes discos têm funções essenciais para nossa vida: absorvem impacto, protegem outros ossos e órgãos e permitem nossa movimentação.

Uma protuberância, ou hérnia de disco, ocorre quando um desses discos cheios de líquido é lesionado. Ele tanto pode projetar-se para fora ou romper, o que acaba causando uma restrição nos nervos e dor intensa.

Mas não se assuste, a maioria dos adultos tem protuberâncias de disco assintomáticas, o que é totalmente natural. Mas quem já sofreu as dores de uma hérnia, sabe que são intensas e podem lhe tirar até das atividades mais básicas nos dias em que estão mais inflamadas.

Existe uma luz no fim do túnel

Pode não parecer, mas existe luz no fim do túnel para quem foi diagnosticado com hérnia e quer voltar a treinar com a mesma intensidade. Basta tomar as medidas corretas.

O ponto para recomeçar é reconstruir o suporte adequado em torno de sua coluna e fazer seu cérebro acreditar que é seguro, fazendo o mesmo aliviar os sinais de dor.

Vejam as 4 etapas para voltar a treinar.

Exercícios isométricos

Um problema sério na coluna vai fazer voltar à alguns exercidos básicos do seu treinamento. Você vai ter que aprender a tensionar seus músculos novamente, apoiando de maneira correta o tronco e a coluna. Lembre-se, está é uma reeducação de seu cérebro, seja confidente com o que está fazendo e restabeleça sua relação com a gravidade.

Ao aumentar sua força isométrica, você estará dando à sua coluna o suporte de que ela precisa para movimentos seguros, e em algum tempo, para o levantamento de carga.

Mais suporte é sinônimo de menos pressão em seus discos.

Procure exercícios que você consegue fazer com segurança

Peça para seu treinador, ou fisioterapeuta, que prepare exercícios que você possa fazer com facilidade e menos dor. Esta etapa é importante para sua volta. Tente exercícios que simule os que você não possa fazer para seu exercício estar completo. O importante aqui é a adaptação e não exercícios pesados.

Recomece movimentos com o quadril

Lentamente, reintroduza o tronco e a coluna em movimentos que usem seu quadril. Dobrar ele todo de uma vez ainda pode ser dolorido.

Para sua segurança, peça ao responsável pelo seu treino para introduzir estes movimentos que levem em consideração sua lesão na hora de escolher o peso inicial e a amplitude dos mesmos.

Foque em aumentar seu controle e consciência corporal

O melhor plano é focar em construir controle da coluna e dos músculos que a sustentam.

Se você não tiver controle e apoio necessário de sua coluna, provavelmente jamais se recuperará totalmente de uma hérnia de disco.

Pratique Pilates, yoga e outras atividades que foquem em controle e consciência corporal.

Lembre-se, sempre consulte seu ortopedista antes de iniciar qualquer exercício ou tratamento!

Fontes: Breaking Muscle, Medical News Today, Medical Center Journal University of Michigan, builtlean.com.