Floyd Patterson – Lendas do Boxe

Hoje o Venum Blog conta a história de outra lenda do boxe. O escolhido da vez é Floyd Patterson, o primeiro lutador a ganhar o título dos pesos pesados por duas vezes.

Infância e Adolescência

Floyd nasceu em uma família muito pobre na Carolina do Norte, mas logo se mudou para Nova Iorque, aonde cresceu no Brooklyn.

Seu primeiro contato com a Nobre Arte ainda foi na infância, ele acabou aprendendo boxe em uma escola especial para crianças carentes com distúrbios emocionais.

Floyd-Patterson-boxer

A sorte do jovem Floyd Patterson parecia que ia mudar em instantes. Ainda na adolescência, Floyd começou a treinar com Constantine (“Cus”) D’Amato, o famoso treinador de boxe ítalo-americano responsável por revelar Mike Tyson.

Floyd Patterson foi Campeão Olímpico

Ainda como amador, Patterson ganhou os títulos do New York Golden Gloves em 1951 e 1952. Um dos auges de sua carreira veio cedo.

Floyd ganhou a tão desejada medalha de ouro como peso médio nos Jogos Olímpicos de 1952 em Helsinque, Finlândia.

Carreira Profissional


Floyd Patterson não perdeu tempo, e se profissionalizou logo após seu ouro olímpico.

Sua primeira luta como profissional aconteceu dia 12 de setembro de 1952.

Ali começava uma sequência vitoriosa de lutas, nos quatro anos seguintes, ele perdeu apenas uma luta em 1954.

Seu algoz foi o ex-campeão dos meio-pesados Joey Maxim, que levou a melhor em uma decisão disputada.

Floyd Patterson era pequeno para sua categoria

Floyd-Patterson-boxe

Patterson era pequeno para a categoria dos pesos pesados. Seu peso médio era em torno de 84 kg, e para dificultar ainda mais, seu tinha um alcance de 180 cm estava longe do ideal para enfrentar os adversários mais pesados.

Floyd se garantia na velocidade, era infalível no estilo de boxe peekaboo, sempre com as luvas perto do rosto do adversário.

Título Mundial dos Pesados

No final de 1956 Floyd ganhou seu título mundial dos pesados após nocautear Archie Moore. A luta em Chicago valia o cinturão que estava vago depois da aposentadoria de Rocky Marciano. Na época, Patterson foi a pessoa mais jovem a se sagrar campeão dos pesados.

Floyd Patterson conseguiu defender seu cinturão por quatro vezes, até ser nocauteado pela zebra sueca Ingemar Johansson em 1959.

Recuperação do Título Mundial

Em 20 de junho de 1960, Floyd recuperou seu cinturão dos pesados. A façanha aconteceu contra o mesmo algoz que o vencerá um ano atrás. Patterson nocauteou Johansson no quinto round.

O atleta manteve o título até 1962, quando foi nocauteado no primeiro round pela lenda Sonny Liston.

Final de Carreira – Floyd Patterson

Floyd-Patterson-bio

Floyd ainda tentou outra corrida para o seu terceiro título mundial, mas acabou perdendo novamente para Liston e também Muhammad Ali.

Floyd pendurou as luvas em 1972, tendo vencido 55 das 64 lutas na carreira. 40 destas vitórias foram por nocaute.

Aposentadoria e morte

Patterson era conhecido por ser tímido e uma pessoa extremamente gentil.

Após a aposentadoria, ele comandou uma equipe de boxe amador e foi comissário atlético do estado de Nova York. Floyd Patterson entrou para o International Boxing Hall of Fame em 1991.

O atleta acabou falecendo aos 71 anos, com mal de Alzheimer e câncer de próstata em sua casa no estado de Nova York.