O Venum Blog conta mais uma história de um atleta lendário da Nobre Arte mundial. O escolhido do mês é o peso pesado americano Ezzard Charles. Ezzard foi campeão da categoria mais cobiçada do boxe por 25 meses, defendendo seu cinturão por oitos vezes contra grandes nomes do esporte.

luvas-venum-brasil

Conhecido pela sua velocidade, defesa e precisão, Ezzard está ranqueado nos primeiros lugares dos melhores pesos pesados em diversas publicações do mundo do boxe.

Charles derrotou vários lutadores do Hall da Fama do boxe em sua carreira, feito conquistado em três categorias de peso diferentes. Charles se aposentou com um cartel de 95 vitórias, 25 derrotas e 1 empate. Ele foi postumamente introduzido no Hall da Fama Internacional do Boxe, na turma de 1990.

Começo da Vida

Ezzard Charles nasceu na pequena Lawrenceville, uma cidade satélite nos arredores de Atlanta, na Geórgia.

Mas logo cedo, o atleta se mudou para a terceira maior cidade de Ohio, da onde saiu seu apelido Cincinnati Cobra.

O jovem Ezzard já mostrava habilidade com os punhos como amador, bem antes de terminar o ensino médio.

Sua ascensão profissional foi rápida e pegou o mundo do boxe de surpresa.

Carreira profissional

Quando amador, Exxard lutava nos pesos penas e teve um recorde incrível de 42 vitórias e nenhuma derrota. O jovem atleta ganhou todos os títulos possíveis da época até se profissionalizar em 1940.

Depois de 17 vitórias seguidas como profissional, Ezzard perdeu pela primeira vez em um combate contra o veterano Ken Overlin.

Sua carreira deve que dar uma pausa em 1945, o atleta foi convocado pelo exército americano e teve que lutar a Segunda Guerra Mundial. O lutador só conseguiu voltar ao boxe após o término do conflito.

Campeão dos Pesados

Após a guerra, Ezzard Charles voltou ao boxe como meio-pesado. Neste peso, ele venceu grandes nomes de sua época, e também lutadores de prestígio da categorias de cima. A lista é grande:  ​​Archie Moore, Jimmy Bivins, Lloyd Marshall e Elmer Ray.

Acidente trágico

Logo após nocautear Moore em seu terceiro e último encontro, uma tragédia aconteceu na vida de Ezzard.

Ezzard lutou com Sam Baroudi e o nocauteou no round 10. Tudo parecia ser mais uma vitória fulminante de Cobra, mas seu adversário acabou morrendo dos ferimentos que sofreu nesta luta. Este fato abalou Charles profundamente e ele quase se aposentou.

O título dos meio pesados aprecia distante, ele resolveu se arriscar na categoria de cima. Depois de nocautear Joe Baksi e Johnny Haynes, Charles ganhou o tão sonhado título mundial.

Se isso não bastasse, um ano depois, ele superou seu ídolo e ex-Campeão Mundial dos Pesos Pesados ​​Joe Louis, se tornando o reconhecido Campeão Linear. Ezzard ainda teve defesas bem-sucedidas contra Walcott, Lee Oma e Joey Maxim.

Perda de cinturão e luta contra Rocky Marciano

Em 1951, Charles lutou contra Walcott pela terceira vez e perdeu seu cinturão por nocaute no sétimo round. Charles também acabou perdendo em uma luta polêmica no quarto encontro entre os dois atletas. Caso Charles tivesse vencido essa luta, ele teria se tornado o primeiro homem da história a recuperar o campeonato dos pesos pesados.

Ezzdra teve outra chance de retomar seu título, mas desta vez ele estava escalado para enfrentar a lenda invicta Rocky Marciano. Foram dois combates que estão entre as melhores lutas de todos os tempos.

Mesmo perdendo em ambas as oportunidades, Charles fez bonito e foi até o décimo quinto round na primeira luta. Na revanche, Charles conseguiu abrir o nariz de Marciano com um golpe duro, mas acabou sendo nocauteado no oitavo round.

Ele faleceu novo, com apenas 53 anos, após complicações de esclerose lateral amiotrófica.