Evander “The Real Deal”  Holyfield

Holyfield foi um dos maiores lutadores da história do boxe. Mesmo franzino para os pesos pesados, ele ganhou corpo e foi um dos melhores da categoria de todos os tempos.

evander-holyfield-gloves

Evander nasceu no Alabama, mas se mudou para Atlanta muito jovem. O lutador começou no boxe antes que as gangues de sua vizinhança recrutassem mais um soldado.

O fera aprendeu os primeiros socos aos 7 anos de idade,e  logo foi campeão do Boys Club Boxing Tournament. O jovem Holyfield, com 13 anos, se classificaria para sua primeira Olimpíada Júnior. Aos 22 anos ele já tinha 160 vitórias, sendo 76 por nocaute.

Com esta idade ele representou os Estados Unidos nas Olimpíadas de Los Angeles, ficando com a medalha de bronze entre os meio pesados. Evander foi desqualificado de maneira controversa na semi final por um golpe tardio. Mas mesmo seu adversário achou que o americano deveria seguir até a final e disputar a medalha de ouro.

Evander Holyfield foi campeão dos pesados 4 vezes

evander-holyfield

Evander Holyfield é um dos poucos lutadores que conseguiram o feito de ganhar o título dos pesados em quatro ocasiões distintas. O atleta começou como Light heavyweight, passou por Cruiserweight, e alcançou seu sucesso entre os pesados.

Mesmo com um cartel incrível como amador e profissional, Holyfield ficou famoso ao redor do globo depois de vencer Mike Tyson. Fora duas lutas entre as lendas, ambas vencidas por Evander. A primeira o americano nocauteou seu compatriota no penúltimo round.

evander-holyfield-mike-tyson

O segundo combate, que aconteceu menos de um ano após o primeiro, foi uma das cenas mais degradantes do esporte. Quem não lembra Mike Tyson arrancando a orelha do seu adversário com uma mordida?

E Mike não foi o único grande nome derrotado por Evander. Quase sempre consideravelmente menor e mais leve que seus oponentes, Holyfield tem entre suas vítimas atletas como George Foreman e  Buster Douglas.

O atleta se aposentou em 2011, mas continua no esporte como um dos maiores promoters da nobre arte.