Entre no mundo do Martial Arts Tricking com o finalista do Red Bull Kick it

O Martial Arts Tricking é um novo esporte radical, que está chamando a atenção do público no mundo todo. O MAT incorpora elementos da dança break, das artes marciais e da ginástica olímpica.  O Martial Arts Tricking não pode ser considerado um esporte de combate, pois não existe contato entre os atletas. Os competidores de MAT focam em estética, técnica e velocidade. As apresentações solo de MAT tem como atração principal chutes refinados e giros de alta dificuldade. No MAT não vence o atleta mais resistente, e sim o mais elegante.

O Red Bull Kick It é o evento de MAT mais conhecido atualmente. Essa competição é dividida em duas rodadas. Na primeira rodada, o competidor de MAT tem que quebrar placas de madeiras com seus chutes performáticos. Na segunda rodada, o atleta tem um tempo limite para uma apresentação livre com seus melhores golpes e giros. Caso haja um empate, uma terceira rodada com apenas o melhor chute define o campeão. O americano Donovan Sheehan, finalista do Red Bull Kick It, nos fala tudo sobre esse novo esporte que está encantando os fãs. Donovan é faixa preta de Taekwondo e pratica lutas desde criança.

Entrevista exclusiva com Donovan  Sheehan

1-    Donovan, como você conheceu as artes marciais?

Eu conheci as artes marciais através dos filmes do Bruce Lee e vídeo games de lutas como Street Fighter e Tekken. Isso foi o que despertou meu interesse em artes marciais e me fez treinar chutes, brincar com o nunchako e tentar saltos mortais no meu quintal. Meu melhor amigo na época treinava em uma academia de Taekwondo perto da minha rua, acabei me matriculando no treino depois da minha aula. O resto é história.

2-     Qual o papel das artes marciais na vida de uma pessoa? 

As artes marciais tiveram um papel gigante na minha vida, me guiando para o caminho correto. Eu acho que podem fazer o mesmo para outras pessoas que levam a atividade a sério. Eu aprendi muito nesses 12 anos, não apenas fisicamente, mas mentalmente também. As artes marciais te ensinam como perseverar durante tempos difíceis, viver com disciplina, respeito e determinação. Você vai aprender a lutar com artes marciais, mas acho que o mais importante é se tornar uma pessoa melhor. As artes marciais são definidas pelas lições sociais e mentais que nos ensinam.

3-    Nos fale um pouco sobre o Martial Arts Tricking. Como você vê o futuro do esporte? 

Martial Arts Tricking (MAT) é um esporte radical derivado de competições performáticas de artes marciais. É basicamente o MMA das artes marciais performáticas. Nós juntamos técnicas de estilos diferentes, como o MMA faz, mas o foco é a acrobacia ao invés do combate. Os truques e movimentos que usamos são julgados baseados em dificuldade, combinações e variações. Exatamente da mesma maneira como outros esportes radicais como o skate e o snowboard são julgados.

O futuro do MAT é gigante na minha visão. Muita gente se inspirava nos chutes voadores e movimentos pomposos dos filmes e desenhos animados. Mas ninguém sabia aonde era possível aprender essas técnicas. Essas coisas vocês podem aprender no esporte. Aqueles chutes malucos que o Ryu executa no Street Fighter, podem ser feitos na vida real, pelo menos a maioria deles. ( risos) Este é um esporte radical baseado em artes marciais, e eu acho que o mundo estava esperando algo assim. Usamos a tradição e misturamos com a atitude extrema de nos puxar no limite humano.

Eu vejo no futuro uma liga nacional de MAT reunindo os melhores atletas. A partir daí o esporte pode se espalhar para o mundo todo.

4- Qual foi o momento mais importante da sua carreira até agora?

Se eu tiver que escolher um, seria ter representado os EUA na final do Red Bull Kick It, evento realizado na Coréia. Isso, ou minha primeira vitória em uma batalha de tricking, no US Open de 2009. Representar os Estados Unidos foi uma honra, e eu nunca esquecerei esse momento. E o US Open foi meu primeiro campeonato grande, o que despertou em mim o amor pelas batalhas. Eu tinha apenas 13 anos de idade, e a adrenalina de subir ao palco jamais esquecerei.

5- Quais as principais diferenças entre treinar MAT e o Taekwondo tradicional?

Bem, os melhores atletas de MAT tem um passado nas artes marciais tradicionais como o Taekwondo. Eles cresceram treinando tradicionalmente, aprendendo a lutar, e provavelmente competindo em pumsae e katas. O MAT é um esporte radical baseado em lutas, mas não é uma arte marcial por si só. É focado em acrobacias para competição e chutar placas de madeira! Se você tem tempo de treinamento em artes marciais com certeza vai te ajudar no começo do MAT. Os movimentos não são focados apenas em eficiência de luta, mas também em altura, velocidade, dificuldade e execução técnica. Chutar enquanto você esta realizando um salto muito difícil. Você tem que aprender a controlar seus chutes nos mais diferentes cenários.

6- Como é sua rotina de treinos? 

Eu normalmente treino cinco dias por semana. Treino tricking quatro dias na semana, levantamento de pesos e condicionamento três dias e Taekwondo tardicional três vezes também. Eu faço crosstraining e algumas técnicas de futebol americano. Estamos desenvolvendo um treino de condicionamento específico para o MAT. Usamos técnicas do Yoga e Tai Chi para melhorar a flexibilidade e a recuperação dos músculos.

7- O que você acha do Red Bull Kick It? O que esse evento traz para o esporte?

Red Bull Kick It é um grande evento organizado por um precursor do nosso esporte chamado Peter Yangtaehyun. Ele é um monstro do MAT, e eu já sabia que tudo ia dar certo. O formato do evento é ótimo e está construindo uma base para o esporte. A rodada que quebramos as placas de madeira fez um grande sucesso com o público. A Red Bull Korea fez um ótimo trabalho, e espero ver eventos como esse aqui na America.

8- Nos fale da sua parceria com a Venum. O que você acha de uma grande marca de esportes de combate investir em um esporte novo e ainda pouco conhecido? 

Minha parceria com a Venum tem sido fantástica até agora. Todas as pessoas da Venum que tive oportunidade de conversar, foram muito legais e encorajadoras comigo e com o esporte. Ter a Venum junto com o MAT é algo gigante, pois é uma marca de ponta nas artes marciais. Nada mais perfeito para patrocinar um esporte radical baseado nas lutas tradicionais. Existe uma audiência muito grande para este tipo de esporte e é uma ótima oportunidade tanto para o MAT quanto para a Venum.

Fonte imagens: djswim.deviantart.