Dicas para higienizar sua Home Gym

Você limpa sua Home Gym adequadamente? Durante este tempo de pandemia, e com a maioria das atividades migrando para academias de casa e prédios ou condomínios, alguns cuidados extras têm que ser tomados.

Talvez a higienização que você faz, ou os administradores do seu prédio fazem, não seja o suficiente. Pode haver germes ocultos em seus pesos, máquinas e tapetes. Além de emitirem odores desagradáveis e estragarem os mesmos, podem deixá-lo doente.

como-limpar-sua-home-gym-academia

Porque devo manter a higienização da minha Home Gym?

Pode parecer besteira, ou perda de tempo, limpar seu próprio equipamento de ginástica. Isso acontece porque apenas você e as pessoas com quem convive são os únicos usuários.

Mesmo que você não esteja compartilhando seus equipamentos com estranhos, ainda é importante limpá-los. É fácil trazer algum germe, vírus ou bactéria da rua mesmo em saídas rápidas. O que pode ser um problema para sua família, e até você em um dia com a imunidade baixa.

Agora vamos ver algumas dicas para higienizar sua Home Gym

– Algumas pessoas fabricam em casa seus próprios produtos de limpeza a partir de vinagre ou água sanitária para limpar seus sua home gym. Tenha cuidado ao fazer isso. Pisos de borracha, cabos de borracha, pisos de madeira, faixas de resistência e outros itens de condicionamento físico podem ser danificados por esses produtos de limpeza caseiros.

– Em vez disso, use lenços desinfetantes feitos especificamente para equipamentos de ginástica e serviços de saúde. Esses lenços desinfetam a maioria das coisas, mas você pode precisar de outros produtos dependendo do uso e do tipo de seus equipamentos.

como-limpar-sua-home-gym-qual-produto

– Uma parte de sua home gym que jamais pode ser ignorada é o piso. É um lugar que invariavelmente você vai acabar deitando para se alongar ou fazer algum exercício.

– Pisos de madeira são os mais complicados de higienizar. Não existe consenso sobre o que você pode usar para desinfetar os mesmo com completa segurança, sem causar um dano a longo ou curto prazo. Procure desinfetante feitos especialmente para este tipo de superfície. Sempre fique atento ao perigo de intoxicação e de bastante tempo de o produto secar na madeira até seu próximo treino.

– Nunca se esqueça de varrer e limpar bem a superfície antes de qualquer higienização.

– Tatames e pisos de borracha são muito mais fáceis de higienizar. Limpe os tatames com um pano desinfetante e sempre deixo-os secar depois do treino. Nunca os guarde molhado.

como-limpar-sua-home-gym-produtos-piso-de-madeira

– Os pisos de borracha devem ser varridos e aspirados todos os dias. Após a limpeza, use um litro de água morna e duas gotas de detergente neutro. Evite produtos de limpeza agressivos e o uso do vinagre, pois ambos podem deteriorar a borracha em um curto período de tempo. Uma vez a cada 4 ou 5 semanas, faça uma limpeza mais pesada nas suas superfícies de borracha. Limpe-os como de costume e deixe o chão de molho na água com sabão por cerca de 10 minutos. Depois retire todo o sabão para finalizar a higienização.

– Antes de limpar qualquer máquina ou esteira, a desligue da tomada. Depois, limpe as superfícies com lenços desinfetantes. Preste atenção em todos cantos, no torno das alças e nas costuras dos assentos. Só use sua máquina novamente quando estive 100% seca.

como-limpar-sua-home-gym-colchonete-academia

– Você também tem que limpar seus pesos e bancos. Higienize-os com um desinfetante, e tenha certeza que não estarão grudentos para o próximo treino.

– Elásticos de resistência são um pouco mais difíceis de higienizar por serem flexíveis e a maioria das soluções de limpeza os danificarem.

– Mergulhe seus elásticos em água morna com algumas gotas de sabão neutro após o treino. Escorra os elásticos por algum tempo, os batendo na pia, depois lave com água morna e deixe secar na sombra.