Dicas de Segurança e Higiene para seu Kimono

Kimonos de Jiu Jitsu são fabricados nas mais diversas cores, materiais e densidade de tecidos. Mas se você seguir algumas regras básicas de limpeza e higiene, eles devem durar um bom tempo.

HIGIENE-KIMONO-AMACIANTE

Grande parte dos quimonos atuais são geralmente feitos de algodão. Mesmo sendo um tecido popular, que com certeza você já lá lavou uma infinidade de peças, esse material de treino exige uns cuidados especiais pelo ambiente em que é usado, é a intensidade de uso ao longo do mês. Vamos às nossas dicas.

Dicas de Higiene para seu Kimono

– Pendure seu quimono após lavar e enxaguar. Isso é o mais importante. Por mais que o kimono possa parecer um pouco rígido na hora de usar, isso vai estender a vida útil do seu equipamento e impedir que encolha.

– Nesta época de pandemia, o conselho é que se lave os kimonos após cada treino. Isso vai evitar que fique com mal cheiro e manterá a sua pele mais protegida contra infecções aleatórias. Em tempos normais, alguns aconselham que você pendure e areje o kimono para reuso. Mas agora isso não é anda higiênico.

llms0637_3

– Não use amaciante. É tentador te rum kimono super macio e cheiroso antes do treino, mas não é necessário. Isso vai diminuir a vida útil do seu kimono.

– Não use alvejante ao lavar seu kimono. Se alguma das partes estiver machada ou cheirando mal, o ideal é usar um removedor de manchas de solução simples (sem alvejante ou alvejante orgânico). Se estiver com muito mal cheio, lave-o de maneira simples por duas vezes seguidas. O alvejante enfraquece o trançado e diminui a vida útil do seu kimono.

HIGIENE-KIMONO-COMO-FAZER

– Não coloque seu Kimono na secadora! Salvo os casos que queira encolhê-lo propositalmente.  Encolher a peça não é o único risco ao colocar seu kimono na secadora. Repetir esta ação vai amolecer e enfraquecer o tecido.